Tese de engenharia supera limitações da medicina diagnóstica

Tese da Escola Politécnica criou uma ferramenta que usa dados de ultrassom para extrair informações sobre a elasticidade de tecidos do corpo. Com isso, médicos terão mais um método diagnóstico

03/03/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 27/06/2019 as 16:14

O engenheiro de computação da Escola Politécnica da USP Fernando Mitsuyama Cardoso pesquisa, desde a graduação, como usar

Elastografia de compressão manual do carcinoma ductal invasivo, o segundo tipo mais comum de câncer de mama

dados de ultrassom para extrair informações mais precisas a respeito de tecidos do corpo humano. Ele criou uma ferramenta capaz de medir a elasticidade de tecidos e gerar sequências de imagens em diferentes estágios de deformação. Na comparação com outras técnicas já existentes, a ferramenta desenvolvida por Fernando conseguiu resultados melhores e venceu o prêmio Tese Destaque USP de 2015 na área de Engenharia.

Fernando conta como funciona a ferramenta e os próximos passos da pesquisa: a avaliação de órgãos profundos que, muitas vezes, escondem cistos, nódulos e até tumores. E a flexibilidade ou rigidez desses tecidos pode dar aos médicos informações importantes sobre a gravidade de uma lesão.

[embedyt] https://www.youtube.com/embed?listType=playlist&list=PLAudUnJeNg4tc2a3T5JZ7X-r0arf9r_KU&v=jHZ2vkBiqdk[/embedyt]

Reportagem: Tabita Said/Núcleo de Divulgação Científica da USP
Imagens: Tabita Said, Pedro Maia e Bruna Larotonda | Edição: Alan Petrillo e Tabita Said