Cientista conta “verdades inconvenientes” sobre mulheres nas ciências

Instituto de Física (IF) da USP discute, em evento com cientista premiada, participação das mulheres na pesquisa universitária

17/04/2018 - Publicado há 6 anos
A palestra será ministrada pela professora Márcia Cristina Bernardes Barbosa, física, membro da Academia Brasileira de Ciências e ganhadora de diversos prêmios – Foto: Elson Sempé Pedroso via Câmara Municipal de Porto Alegre

.
Mulheres estão sub-representadas em muitas áreas da ciência, particularmente nas exatas, tecnologia e engenharia. Este fenômeno se acentua na medida em que se avança na carreira. Para mostrar dados deste cenário, assim como suas causas e consequências para a produtividade, o Instituto de Física (IF) da USP organiza a palestra
Mulheres na Ciência: uma verdade inconveniente.

O evento ocorrerá na quinta-feira, 19 de abril, às 16 horas no Auditório Abrahão de Moraes, no IF, e será ministrado pela professora Márcia Cristina Bernardes Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Palestrante é cientista premiada

Marcia Barbosa é pesquisadora nível 1B do CNPq, e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Tem experiência na área de Física, atuando principalmente em água e suas anomalias e soluções aquosas. Por seu trabalho anomalias dinâmicas da água ganhou o Prêmio Loreal e Unesco de Mulheres nas Ciências – Física e o Prêmio Claudia em ciência, ambos em 2013. Em paralelo, tem atuado em questões de gênero na ciência, trabalho pelo qual ganhou em 2009 a Nicholson Medal da American Physical Society. Por seu trabalho junto à pós-graduação, recebeu o Prêmio Anísio Teixeira da Capes. Atua ainda como membro da diretoria da Academia Brasileira de Ciências e é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República.

Não é necessária inscrição prévia, e a entrada é gratuita. Para mais informações, acesse a página do evento.

Haverá transmissão via IPTV.

.