Astrônoma de Harvard vem à USP falar da Terra na perspectiva cósmica

Palestra de pesquisadora que trabalha em Harvard para a Nasa também abordará a possível diversidade de Terras no Universo

01/08/2019 - Publicado há 5 anos
Foto: Visual Hunt
.
Como é a face da Terra vista do espaço? Se civilizações alienígenas em um exoplaneta colocassem um telescópio apontado para a Terra, o que veriam? Assim como cada indivíduo, os planetas possuem singularidades e características. Por exemplo, nuvens, oxigênio e vegetação, como a floresta amazônica, são assinaturas observáveis da Terra. No dia 4 de setembro o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP promoverá o colóquio Looking at Earth through the cosmic perspective, que discutirá essas e outras questões.

A palestra será ministrada, em inglês, pela astrônoma e pesquisadora Raphaëlle Haywood, que trabalha em Harvard para a Nasa. Além de tratar da observação da Terra a partir de uma perspectiva cósmica, o evento abordará as implicações da descoberta de milhares de exoplanetas para a frequência de planetas rochosos, como a Terra, e a possível diversidade de Terras no Universo.

Além disso, sabendo que os seres humanos são responsáveis por modificar a Terra numa escala planetária – as mudanças climáticas são um exemplo -, Raphaëlle Haywood trará uma reflexão sobre o papel das pessoas nesta dinâmica e a importância de se preservar o Planeta.

O evento vai acontecer no Auditório Prof. Dr. Paulo Benevides Soares, do IAG, que fica na Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo, SP, das 14 às 15 horas e não requer inscrição.

Na visita ao Brasil, a pesquisadora também discutirá colaborações com o Grupo Sampa, do IAG, e participar de workshop sobre Astrofísica Estelar organizado pelo Sampa na Universidade Mackenzie.

Mais informações: e-mail jorge.melendez@iag.usp.br, com Jorge Meléndez