A matemática que economiza energia para fornecedoras de água

Em São Carlos, matemáticos liderados por Maristela dos Santos ajudam a otimizar operações do serviço de água e esgoto

18/05/2018 - Publicado há 6 anos
A matemática que economiza energia elétrica para fornecedoras de água – Foto: Cepid-CeMEAI

A maioria das empresas privadas ou públicas que fazem a gestão e fornecimento de água para os municípios brasileiros não tem uma tecnologia que otimize os processos de distribuição, resultando desta forma em economia de energia elétrica para as próprias empresas e ganhos ao meio ambiente.

É neste contexto que um grupo de pesquisadores coordenados pela professora Maristela dos Santos trabalha. “Desenvolvemos um modelo matemático que serve como base de apoio para que os funcionários/tomadores de decisão tenham parâmetros precisos sobre o gerenciamento, por exemplo, das bombas de captação e distribuição de água. Fazendo a operação do sistema de forma ótima, o resultado é a economia de energia elétrica e redução nos custos da empresa”, resumiu Maristela, que é docente do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos e pesquisadora do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (Cemeai).

Saiba mais no vídeo:

Sediado na USP, o Cemeai é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) apoiados pela Fapesp.

Mais informações: e-mail contatocemeai@icmc.usp.br