Recorrência de doenças virais no Brasil é tema de “Strategic Workshop”

Evento busca discutir estratégias para enfrentar novas emergências de antigas ameaças como sarampo e pólio

 26/07/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 03/08/2018 as 13:49

 

Instituições têm realizado ações pulverizadas que atendem às emergências de maneira responsiva, mas em geral não possuem mecanismos que consigam antecipar esses cenários – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA), o workshop Virologia prospectiva: estratégias para responder a emergências em saúde, que faz parte da série de eventos USP Strategic Workshops, visa a criar um espaço para que pesquisadores e profissionais possam trocar ideias no âmbito de uma virologia prospectiva e as estratégias para responder às emergências em saúde.

Dada a história recente de recorrentes emergências virais no Brasil (ZIKV, CHIKV, YFV), e o cenário atual, onde antigas ameaças podem ser reintroduzidas (sarampo, pólio, entre outras), é urgente estabelecer estratégias proativas e integradas que enfrentem essas emergências. As diversas instituições no contexto acadêmico e de saúde pública realizam ações pulverizadas que atendem a essas emergências de maneira responsiva, mas não possuem mecanismos que consigam antecipar esses cenários, mitigando impactos econômicos e de saúde pública. O evento será dividido em três blocos: Introdução ao problema; métodos e aplicações e informação e divulgação.

Entre os palestrantes confirmados estão: Adriana Luchs (Instituto Adolfo Lutz), Atila Iamarino (Science Blogs) Betânia Paiva Drumond (Universidade Federal de Minas Gerais), Christian Hoffmann (USP), Deyvid Amgarten (USP), Eric Aguiar (Universidade Federal da Bahia), Ester C. Sabino (USP), Francisco Chiaravalloti Neto (USP), Helder Nakaya (USP), Herton Escobar (O Estado de S. Paulo), Jansen Araújo (USP), Jônatas Abrahão (UFMG), Eduardo Levi (USP), Rafael Elias Marques Pereira (UFMG) e Tatiana Ometto (USP).

O evento acontece no Auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, no dia 7 de agosto, das 9 horas às 17h30. A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.