Pesquisadores da USP lançam nos Estados Unidos atlas sobre lúpus

A obra “Lúpus envolvimento renal: Um Atlas Baseado em Casos” tem autoria de professores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

24/06/2016 - Publicado há 8 anos

Professores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP acabam de publicar a obra Lúpus envolvimento renal: Um Atlas Baseado em Casos, nos Estados Unidos, pela editora Nova Science Publishers, de Nova York.

A obra coletiva dos professores Gyl Eanes Barros Silva, Roberto Silva Costa, Márcio Dantas, todos da FMRP; Natalino Salgado Filho, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e Stanley de Almeida Araujo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), fala sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico, uma doença bastante comum, com uma taxa relativamente elevada de mortalidade, que é caracterizada por distúrbios multissistêmicas, incluindo o rim.

O Atlas, que custa $82,00, e já foi lançado no ano passado no Brasil, foi baseado em casos de pacientes de várias instituições incluindo o Laboratório de Patologia Renal do Departamento de Patologia da FMRP, Laboratório de Patologia Renal do Serviço de Patologia do Hospital Universitário da UFMA e o Departamento de Patologia da UFMG. Segundo os autores, a obra procura preencher as lacunas sobre o assunto na literatura e chamam a atenção para algumas entidades clínicas que são menos conhecidos e mais difícil de reconhecer.

Os interessados podem adquirir o livro no site da editora.

Crislaine Messias / Serviço de Comunicação Social da PUSP-RP

Mais informações: (16) 3315- 3343