Miguel Nicolelis vem à USP debater neurociência para transformação social

20/09/2018 - Publicado há 6 anos
Neurociências: desafios éticos, políticos e sociais se impõem no uso de novas tecnologias que integram o cérebro humano às máquinas- Foto: Fronteiras do Pensamento via Wikimedia Commons

.

Dia 27 de setembro, às 14 horas, o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP sedia a palestra Neurociências como instrumento de transformação social. O evento será ministrado por Miguel Nicolelis, neurocientista e professor titular da Duke University (EUA).

Em debate, os desafios éticos, políticos e sociais sobre o uso de novas tecnologias que integram o cérebro humano às máquinas. No seminário, Nicolelis trará sua visão sobre a interlocução da neurociência com a sociedade na busca de um futuro melhor para o ser humano.

Nicolelis, que é graduado pela Faculdade de Medicina da USP e doutorado pelo ICB, na última década foi considerado um dos 20 maiores cientistas em sua área pela revista Scientific American e pela revista Época, e um dos 100 brasileiros mais influentes no ano de 2009. Também foi o primeiro cientista a receber, no mesmo ano, dois prêmios dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH) e o primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa da revista Science. Atualmente, é pesquisador do Instituto Internacional de Neurociências Edmond & Lilly Safra (IIN-ELS) e coordenador do Projeto Andar de Novo no AASDAP-SP. Lidera um grupo de pesquisadores para integrar o cérebro humano a máquinas. Suas pesquisas levaram ao desenvolvimento de próteses neurais para pacientes que sofrem de paralisia corporal.

O evento acontece no Anfiteatro Rosa do prédio ICB IV. A entrada é gratuita e será liberada por ordem de chegada.

As inscrições podem ser feitas no site do evento. Número de vagas limitadas. Haverá transmissão pela IPTV.

Mais informações: e-mail kellyb@icb.usp.br