USP realiza o primeiro levantamento demográfico de gêmeos de São Paulo

Os dados foram apresentados no primeiro encontro sobre gêmeos realizado pela USP na Cidade Universitária

Por
Show de encerramento com os gêmeos Paulo e Chico Caruso e as gemeas Zélia e Selma Mazzei, no Encontro de Gêmeos - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Show de encerramento com os gêmeos Paulo e Chico Caruso e as gêmeas Zélia e Selma Mazzei, durante o Encontro de Gêmeos – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Levantamento realizado pelo Instituto de Psicologia (IP) da USP mostra um aumento de crianças gêmeas nascidas na cidade de São Paulo. O índice pulou de 10 em mil nascimentos, em 2003, para 13 em mil nascimentos, em 2014. O estudo foi baseado em dados fornecidos pelo Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) dos 148 hospitais da rede pública e privada da cidade. O objetivo da pesquisa foi coletar informações para geração de conhecimento científico na área de comportamento de gêmeos.

Uma das prováveis hipóteses deste crescimento é o fato de as mulheres com maior poder aquisitivo, e preocupadas com sua formação profissional, postergarem a maternidade. “Quando estão próximas do fim da vida reprodutiva, elas recorrem cada vez mais às técnicas de reproduções assistidas”, relata a coordenadora da pesquisa, a professora Emma Otta. Um dos elementos que confirma esta hipótese foi o alto percentual de gêmeos encontrados no hospital Albert Einstein. Nesta maternidade, houve registro de 17 a 29 gêmeos em mil nascimentos, enquanto que nos hospitais públicos a taxa variou entre 7 a 11 por mil nascimentos.

O estudo mostrou também que a idade materna influenciou positivamente nas taxas de nascimento de gêmeos. As mulheres com mais de 35 anos tiveram mais gestações múltiplas dizigóticas (formação do embrião a partir de dois óvulos e de dois espermas separados). Quando a maternidade acontecia por volta dos 24 anos, o número de gravidezes monozigóticas e dizigóticas era relativamente igual (de 5 para mil). Com o aumento da idade da mãe, este índice mudava significativamente. Com 35 anos ou mais, as mulheres tinham maiores chances de gestarem gêmeos dizigóticos (35 para mil).

A medicina moderna que tanto tem facilitado a reprodução humana pode não ser o único fator que contribui para o aumento da gemelaridade. Existem outras razões (genética, meio ambiente e idade, por exemplo) que precisam ser consideradas e melhor investigadas pela ciência. Estudo realizado em Gambia, um país rural da África, entre os anos de 1950 e 1974, com uma população que não tinha assistência médica, mostrou aumento significativo de nascimentos de gêmeos em função do aumento da idade materna. “Neste caso, o crescimento da natalidade de gêmeos não pode ser associado à tecnologia de reprodução assistida”, conclui Emma.

Capital dos Gêmeos

Encontro de Gêmeos na USP coodernado pelo Intituto de Psicologia -Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Embora o Brasil tenha um município no Rio Grande do Sul – Cândido Godoi – com fama mundial de ter a maior taxa de fecundidade de gêmeos (a cada dez nascimentos, um é gêmeo), o levantamento feito em São Paulo indica que o restante do País está dentro da normalidade. A cada mil crianças nascidas vivas, cerca de 13 são gêmeas. Estes dados também são equivalentes aos de população do restante do continente americano e de países europeus. Os que estão fora da curva estatística são países da África e da Ásia. A Nigéria tem 50 para mil e o Japão 1 para mil.

Estas informações foram apresentadas durante o primeiro Encontro de Gêmeos da USP, realizado dia 11 de novembro, na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP. O evento, além do propósito científico, teve várias interações lúdicas incluindo um show de encerramento com os humoristas e cartunistas Paulo Caruso e Chico Caruso.

O objetivo dos organizadores foi reunir pesquisadores, gêmeos e familiares para coleta de informações e discutir a importância dos gêmeos para a ciência na compreensão da genética e de comportamento. Além da USP, fizeram parte do encontro outras instituições brasileiras e estrangeiras (Califórnia State University, Fullerton / USA; University of Sydney / Austrália) e o Sindicato de Gêmeos. A coordenação foi da professora Emma Otta, da Rede Brasileira de Pesquisa do Comportamento de Gêmeos, do IP, e a principal responsável pelo levantamento de nascimentos de gêmeos feito em São Paulo.

Sindicato dos Gêmeos

Curiosamente, existe um sindicato dos gêmeos e que, apesar do nome, não está relacionado a categorias profissionais. O Sindicato dos Gêmeos tem parceria com a USP e foi criado em 2011 por dois médicos e pelos cartunistas Chico e Paulo Caruso. Um de seus objetivos é cadastrar gêmeos brasileiros para criação de um banco de dados nacional para pesquisas científicas. A partir deste levantamento, a Rede da USP vai iniciar as primeiras investigações sobre o assunto, como levantamento de dados antropométricos, sociais, estilo de vida, comportamento, condições de saúde dentre outros.

Para quem tiver interesse em participar das pesquisas, os contatos são: emmaotta@gmail.com e osgemeosdobrasil@gmail.com, telefone (11) 3091-0022 ou preencher o formulário da Rede USP.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.