Pesquisadores descobrem detalhe que permite a fecundação das plantas

Estudo feito no campus de Piracicaba contribui para compreensão da fertilização no reino vegetal

 20/12/2017 - Publicado há 6 anos
Descoberta de pesquisadores contribui para a fertilização de plantas – Foto: Pedro Bolle / USP Imagens

.
A fecundação das plantas depende de o grão de pólen ser liberado por uma flor, para então alcançar outra da mesma espécie e, assim, fertilizar seu óvulo. O  pólen germina ao atingir o órgão reprodutor feminino, se transformando no tubo polínico. Pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, em parceria com outras universidades, descobriram as proteínas que mantém a integridade do tubo – no qual se encontra o material genético masculino da planta.

A pesquisa foi fruto do doutorado da geneticista Tábata Bergonci, com orientação do professor Daniel Moura, que comenta a importância da descoberta para o processo de fertilização de plantas.

Os resultados do estudo podem ser conferidos no vídeo abaixo.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.