Livro explora relação entre genética, alimentação e saúde

Professor da Faculdade de Saúde Pública é um dos autores da primeira obra brasileira sobre genômica nutricional

17/10/2016 - Publicado há 8 anos
Foto: Reprodução

Os estudos de genética humana, de expressão gênica, de nutrigenômica, de nutrigenética e de epigenética estão revolucionando o conhecimento atual ao demonstrar a importância da relação dos nossos genes com a alimentação e seus efeitos na saúde. Marcelo Rogero, docente do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, publicou a primeira obra brasileira sobre genômica nutricional, em parceria com as professoras Cristiane Cominetti e Aderuza Horst, além de dezenas de colaboradores nacionais e internacionais. Trata-se do livro Genômica Nutricional: dos fundamentos à nutrição molecular (Editora Manole, 2017, 552 p.).

Contando com a participação de importantes pesquisadores da área, o livro aborda, entre outros temas, conceitos básicos de genética humana, incluindo aspectos históricos, princípios básicos da genética de populações e genética da população brasileira, além de aspectos relativos à expressão gênica; fundamentos da nutrigenômica, da nutrigenética e da epigenômica nutricional; papel de nutrientes e de CBA na regulação da expressão gênica, bem como os mecanismos envolvidos na modulação desse processo; importância da relação entre nutrientes, genômica nutricional e o binômio saúde-doença, com relatos acerca de aspectos da epidemiologia e da fisiopatologia das doenças e também as associações entre os polimorfismos de nucleotídeo único, as doenças e os aspectos nutricionais.; e um resumo dos avanços e perspectivas na área.

O público-alvo são estudantes de graduação e de pós-graduação e aqueles que têm interesse em se aprofundar no campo da genômica nutricional, ciência recente e multidisciplinar, cuja visibilidade e importância vêm se ampliando ao longo dos últimos anos.

Sobre os autores

Cristiane Cominetti é professora permanente dos programas de pós-graduação em Nutrição e Saúde da Fanut e em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Marcelo Macedo Rogero é professor do Departamento de Nutrição da FSP e coordenador do Laboratório de Genômica Nutricional e Inflamação (Genuin).

Maria Aderuza Horst é professora adjunta da Faculdade de Nutrição da UFG.

Com informações da Editora Manole e da Assessoria de Comunicação da FSP