Serra do Imeri, no norte do Amazonas, onde ocorrerá a expedição - Foto: Miguel Trefaut Rodrigues / IBUSP

Cientistas da USP decolam para a serra desconhecida

Objetivo primário da expedição na Serra do Imeri, no Amazonas, é fazer um inventário da biodiversidade local

 07/11/2022 - Publicado há 1 ano

Texto: Redação

Arte: Rebeca Fonseca

“Está todo mundo muito ansioso”, reportou Herton Escobar, repórter especial do Jornal da USP e da Rádio USP, no último dia 6 de novembro, no momento de embarque, em Santa Isabel do Rio Negro, no Amazonas, da equipe de pesquisadores da USP, em helicópteros do Exército. Destino: Serra do Imeri.

+ Mais

Rumo à Amazônia desconhecida


A Serra do Imeri é um conjunto de montanhas no norte do Amazonas, próximo à fronteira com a Venezuela, região onde cientistas nunca estiveram e nenhum ser humano, presumidamente, tampouco. “Não temos a menor ideia do que vamos encontrar lá; é um lugar completamente desconhecido”, diz o professor Miguel Trefaut Rodrigues, do Instituto de Biociências (IB) da USP, um dos zoólogos mais experientes do País e líder da expedição. “A possibilidade é de sermos os primeiros a chegar na área”, relata Escobar, por sua vez. A expedição é patrocinada pela Fapesp e conta com o apoio do Exército brasileiro.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.