Evento discute impactos ambientais do uso da lenha para cozinhar e aquecer

Cerca de 38% da população mundial ainda utiliza lenha como principal combustível para cozinhar e aquecer o lar

14/08/2018 - Publicado há 6 anos
Em alguns países em desenvolvimento, mais de 90% dos habitantes dependem exclusivamente de lenha, carvão e resíduos agrícolas para cozinhar e aquecer – Foto: LUM3N via Pixabay – CC

.
O Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP realizará, no dia 14 de setembro, o evento
A transição energética residencial: O uso da lenha para cocção e seus impactos, que contará com uma palestra introdutória seguida de uma roda de debate sobre o tema.

Quase três bilhões de pessoas, cerca de 38% da população mundial, ainda utilizam lenha como o principal combustível para cozinhar e aquecer suas moradias. Em alguns países em desenvolvimento, mais de 90% dos habitantes dependem exclusivamente de lenha, carvão e resíduos agrícolas para cozinhar e aquecer. Além disso, o uso tradicional de lenha geralmente não é sustentável: não é apenas ineficiente em energia como também contribui para o desmatamento e causa poluição do ar em ambientes fechados, o que é um perigo considerável para a saúde.

É nesse contexto que o evento pretende estimular o debate procurando ser instrumento para a busca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o ODS 7, que visa a garantir o acesso à energia limpa, confiável, sustentável e moderna para todos até 2030.

Entre os convidados para debater o tema estão Kirk R. Smith (University of California), Alexandre Uhlig (Instituto Acende Brasil), Suani Teixeira Coelho (IEE) e José Goldemberg (IEE e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp).

O evento irá das 14 às 17 horas do dia 14 de setembro e será sediado no Auditório do Instituto de Energia e Ambiente. A palestra e a roda de debate serão em inglês, sem tradução. As inscrições devem ser feitas neste link.

Com informações do Instituto de Energia e Ambiente da USP

Mais informações: contato@iee.usp.br