USP Lecture discute manejo sustentável de produtos madeireiros

O evento acontece em Piracicaba e será ministrado pelo diretor do New York Botanical Garden

04/09/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 09/10/2018 as 18:01
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

.
A próxima temática do programa USP Lectures, da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP, será a discussão sobre Manejo florestal e identificação de plantas, com Douglas Daly, diretor do Institute of Systematic Botany, The New York Botanical Garden (USA). A palestra acontece dia 10 de setembro, das 14 às 15 horas, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP (Anfiteatro do Departamento de Ciências Florestais, Avenida Pádua Dias, 11 – Piracicaba, SP).

A conferência envolve a discussão sobre a localização dos pátios de extração de madeira; os métodos de corte e outros fatores que podem afetar a sustentabilidade do manejo dos produtos madeireiros. Para atender às demandas específicas do mercado e estabelecer níveis de extração aceitáveis, é preciso conhecimento ecológico das espécies nativas para a efetiva restauração florestal. É essencial que se desenvolva novas ferramentas e recursos adicionais tais como a identificação molecular com base em DNA, a espectroscopia de infravermelho-próximo e chaves de identificação interativas ilustradas para determinadas regiões geográficas. Adicionalmente, é necessário incentivar o uso do servidor wiki, que poderá ser alimentado pela comunidade botânica com contribuições, ferramentas e recursos que incluem a literatura sobre grupos pontuais que possuem pouca evidência.

O evento é promovido pela PRP e pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais da Esalq. Não há necessidade de inscrição prévia e nem pagamento de participação.

Os programas USP Lectures e USP Nobel Lectures nasceram em 2015 com a finalidade de ampliar o acesso a discussões científicas atuais a diferentes públicos, especializados ou não. Os eventos prestam homenagem a pesquisadores e docentes condecorados com premiações nacionais e internacionais, que falam tanto de suas experiências acadêmico-científicas, quanto de suas trajetórias de vida.

Mais informações: e-mail eventosprp@usp.br; sites http://bit.ly/lecture_esalq e http://prp.usp.br/usp-lectures

.