Canal USP e canal Arqueologia e Pré-História estreiam nova série no YouTube

Os episódios sobre a “Evolução Humana” serão quinzenais e estão sendo produzidos por pesquisadores da USP

O lançamento da série Evolução Humana ocorrerá simultaneamente no Canal USP e no canal Arqueologia e Pré-História do YouTube – Imagem: IB/USP

Estreiam dia 31 de julho no Canal USP e no canal Arqueologia e Pré-História do YouTube os primeiros episódios da série Evolução Humana. Ao todo, serão 60 vídeos, com periodicidade quinzenal, que estão sendo produzidos por pesquisadores do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos, do Instituto de Biociências (IB) da USP.

+ Mais

O que uma criança nascida no semiárido brasileiro há 1.500 anos revela aos dentistas de hoje

Mediterrâneo permitiu trocas intensas entre povos da Antiguidade

Os assuntos serão abordados em linguagem didática e acessível utilizando recursos audiovisuais, imagens, apresentação de réplicas de fósseis e artefatos e até inserção de “memes”, quando for possível, para dar uma pitada de bom humor à série. No primeiro episódio, os seguidores do canal aprenderão um pouco sobre o conceito da Evolução Humana. Os demais trarão a definição sobre as múltiplas disciplinas científicas que se dedicam ao estudo da arqueologia; escala geológica do tempo; métodos científicos; e vídeos sobre as espécies ancestrais, culturas arqueológicas e/ou indivíduos específicos como a “Lucy”, o fóssil encontrado na Etiópia, em 1974, que permitiu melhor compreender a evolução humana.

Os vídeos serão sempre curtos, com menos de 10 minutos cada. Os apresentadores são estudantes e pesquisadores do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos que partem de perguntas para instigar quem tiver assistindo: Você sabia que a história da humanidade vai muito além da origem da nossa espécie? Que existiram outras espécies de seres humanos que conviveram com a gente por mais de 150 mil anos, como os neandertais? Quem é nosso ancestral em comum com os neandertais? E com os chimpanzés? Quantas espécies ancestrais existem? Onde e quando viveram? E quanto à cultura desses seres? Como a arqueologia consegue estudar tudo isso?

Vale a pena assistir: Canal USP e Canal Arqueologia e Pré-História

 

Canal USP
Este é o canal oficial da Universidade de São Paulo no YouTube. O Canal USP publica pesquisas científicas, acontecimentos culturais e acadêmicos, entrevistas e reportagens especiais, produzidas pela equipe do Jornal da USP e TV USP. São encontrados também podcasts dos colunistas da Rádio USP, onde assuntos atuais e de relevância são abordados pelos especialistas da Universidade. Na seção Aconteceu na USP, publicamos seminários, debates e diversos vídeos produzidos por parceiros do Canal USP. Em Aulas USP, estão postadas mais de 30 disciplinas de graduação e pós-graduação, em praticamente todas as áreas do conhecimento.

Canal Arqueologia e Pré História
O canal Arqueologia e Pré-História é o mais antigo canal brasileiro de divulgação científica da arqueologia. O objetivo é levar o conhecimento sobre as diversas áreas da arqueologia ao público em geral e de forma acessível. O canal surgiu em 2013 em substituição ao canal Arqueologia em Ação.

Mais informações: e-mail jcmorenodesousa@gmail.com, com João Carlos Moreno de Sousa

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.