Bugios têm importante função ecológica

Eles são responsáveis por espalhar sementes e regenerar florestas

10/10/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 15/10/2018 as 15:17
Logo da Rádio USP

O programa Ambiente é o Meio desta semana traz entrevista com o professor Wagner Ferreira dos Santos, do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, orientador no programa de pós-graduação em Psicobiologia e pesquisador de conservação de primatas do gênero Alouatta, popularmente conhecidos como bugios.

O professor explica que o bugio é um primata do Novo Mundo, encontrado em regiões altas de floresta do México, passando pelo Brasil até chegar na Argentina. Segundo Santos, o primata tem uma importante função ecológica para a vegetação brasileira, por espalhar sementes, o que ajuda na regeneração de florestas.

Bugio-de-mãos-ruivas-de-Spix (Alouatta discolor) fotografado em Alta Floresta, Mato Grosso – Foto: Ric / Flickr via Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

Existem 12 espécies e a que vive em Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo, é a Alouatta Caraya, que ocupa, geralmente, o ecossistema do cerrado e do pantanal. “A espécie que vive na nossa região tem machos negros e fêmeas beges, com hábitos diurnos e viventes das copas das árvores”, conta Santos.

Santos fala também da dificuldade de conservação desses primatas que vivem no campus da USP local, que é povoado, o que não é bom para a espécie. “As pessoas criam um apego com o animal, que pela sua aparência magra recebe muita comida, e isso não é bom. É o que chega a acontecer com o bando que vive nos arredores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, por exemplo.”

Ainda de acordo com o professor, o bugio tem uma função ecológica muito importante para a vegetação brasileira, ele é um grande semeador de sementes e ajuda na regeneração das florestas.

Ambiente é o Meio é uma produção da Rádio USP Ribeirão Preto em parceria com professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e Programa USP Recicla da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP.

Ouça acima na íntegra o programa Ambiente é o Meio.