Anticorpos monoclonais são novidade para tratamento da dor

FMUSP promove o “Congresso Interdisciplinar de Dor” com foco na eficiência do atendimento ao paciente

 26/06/2018 - Publicado há 6 anos

jorusp

Logo da Rádio USP

Do dia 4 a 7 de julho, o Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) realiza o VIII Congresso Interdisciplinar de Dor, maior evento acadêmico do setor no País. Com o foco na eficiência do atendimento aos pacientes, o congresso nasceu com o objetivo de divulgar avanços no campo do conhecimento da dor em diferentes condições.

O evento lançará para uso comercial os anticorpos monoclonais, que se dirigem a neurotransmissores e receptores relacionados à dor, como, por exemplo, a dor de cabeça. O momento histórico no Brasil apresentará o uso desse conceito para tratar não a consequência, mas a causa da dor. Além disso, também trará como tema os canabinoides, que chegam ao mercado brasileiro.

O professor Manoel Jacobsen Teixeira, da FMUSP, comenta a respeito do panorama interdisciplinar do evento na abordagem do tratamento de dores agudas e crônicas em diversos âmbitos, e os avanços no desenvolvimento de estudos e pesquisas. Segundo ele, com o passar dos anos, foram se somando ao grupo profissionais ligados a diferentes áreas, como saúde mental, reumatologia, doenças inflamatórias, dentistas, psicólogos, reabilitadores, profissionais da enfermagem e da medicina veterinária.

De acordo com Teixeira, além dos estudos, o preparo dos profissionais que lidam com os pacientes também foi desenvolvido através de reuniões e congressos, que fez com que todas as áreas se agregassem, criando a Liga Contra a Dor. Os profissionais envolvidos possuem o vínculo comum de desenvolver, aplicar e divulgar a ideia, o que faz com que o grupo seja a liderança brasileira e internacional no contexto do tratamento de dores.

A abordagem do grupo para esse tratamento passa por caminhos farmacológicos e não-farmacológicos, como o uso dos analgésicos, antinflamatórios e opioides para as dores agudas; contudo, para tratar as dores crônicas, esses métodos podem não ser suficientes. Houve, então, uma melhora da qualidade das moléculas desses medicamentos, mas também o desenvolvimento de novos mecanismos de liberação: via tópica, transdérmica, oral, inalatória, intranasal, sublingual e vias parenterais.

Para as dores crônicas, existe também a possibilidade da utilização de medicamentos adjuvantes, que, a princípio, possuem outras finalidades, mas podem ser eficientes para o tratamento. Além disso, existem os meios físicos e a reabilitação.

Jornal da USP no Ar, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93,7, em Ribeirão Preto FM 107,9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.