Alunos da pós em economia explicam suas pesquisas em vídeos de cinco minutos

Em Festival de Curtas, público pode votar pela internet em vídeos que apresentam temas relacionados com economia numa linguagem acessível

 23/10/2020 - Publicado há 4 anos
Por
Cartaz I Curta Leo - Foto: Divulgação

Um grupo de 83 alunos de pós-graduação em Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, provenientes de 21 Estados brasileiros e oito países, participam de uma iniciativa inédita, o I Festival Internacional de Curtas-Metragens de Insumo-Produto – “Curta Leo”. Ao todo, estão concorrendo 18 vídeos que abordam temas econômicos numa linguagem acessível, produzidos pelos próprios alunos. A iniciativa é uma parceria do Núcleo de Economia Regional e Urbana (Nereus) e do Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) da USP. Para assistir aos vídeos do festival e votar no melhor trabalho, basta acessar a página do Nereus na internet até o próximo dia 26 de outubro.

Estão concorrendo vídeos com os resultados dos trabalhos de conclusão elaborados pelos alunos da disciplina Modelos Aplicados de Equilíbrio Geral I, ministrada pelo professor Eduardo Haddad, na pós-graduação da FEA. “Como as aulas têm sido realizadas remotamente, devido à pandemia, foi possível ampliar a participação do público externo, na condição de alunos especiais”, conta. “Os alunos da disciplina foram divididos em 18 grupos, mobilizando um total de 83 estudantes, e cada grupo, além da pesquisa, realizou um vídeo para divulgar os resultados do estudo.”

Eduardo Haddad - Foto: Arquivo pessoal

Segundo o professor Haddad, o nome do Festival “Curta Leo” é uma homenagem ao economista Wassily Leontief, ganhador do Prêmio Nobel de Ciências Econômicas em 1973, pelo desenvolvimento da matriz insumo-produto (input-output, também conhecida como “matriz de Leontief”. “Essa matriz, representada por uma equação matemática básica, apresenta as relações detalhadas entre os setores e as regiões da economia ao registrar os fluxos de bens e serviços e identificar as relações intersetoriais e inter-regionais dentro do sistema econômico de um país”, explica.

Conheça os quesitos de avaliação dos vídeos

Comissão de frente – A abertura do desfile, os primeiros argumentos que justificam a realização do estudo (motivação)
 
Evolução – Neste quesito são avaliadas a consistência e a maneira como o grupo desenvolve o vídeo (vende a ideia)
 
Enredo – É o roteiro do vídeo. A partir dele são elaborados o samba-enredo, alegorias e fantasias
 
Samba-enredo – Os jurados têm que avaliar o conhecimento do grupo sobre o problema apresentado
 
Alegoria e adereço – A qualidade e a organização da apresentação (avaliação da forma e não do conteúdo)
 
Mestre-sala e porta-bandeira – É avaliada a capacidade do grupo em “proteger” o estandarte da escola (ideia do trabalho)
 
Bateria – Criatividade e versatilidade para manter a atenção dos espectadores
 
Harmonia – Sincronia entre a proposta de pesquisa e os resultados apresentados
 
Fantasia – Precisa ter uniformidade nos detalhes e bom acabamento/edição
 
Andamento da apresentação – O vídeo não pode exceder 5 minutos (para cada minuto além ou aquém haverá a perda de 1 ponto)

Linguagem acessível

“Além dos alunos formarem um banco de dados com informações sobre a economia das principais aglomerações urbanas do Brasil, para estimular a divulgação científica, os estudantes foram orientados a produzirem vídeos de cinco minutos mostrando os resultados de suas pesquisas em linguagem acessível”, aponta. 

“Por exemplo, um estudo sobre o conteúdo de água usado na fabricação de produtos para exportação na Bahia é apresentado em forma de versos de literatura de cordel; outro trabalho analisa o impacto da festa do Círio de Nazaré na economia do Pará e assim por diante.”

O festival terá duas premiações: a do Júri Popular e pelo voto dos próprios alunos. “A votação dos estudantes, para familiarizá-los com os critérios da pesquisa acadêmica, será feita em dez quesitos”, relata. “Em cada um deles foi feita uma analogia do trabalho acadêmico com os quesitos usados pelos jurados que atribuem as notas nos desfiles das escolas de samba no Carnaval.” A votação do Prêmio Júri Popular já teve início e vai até o dia 26 de outubro.

O professor Eduardo Haddad ressalta que o festival é uma iniciativa inédita que contempla os três pilares da atuação docente: ensino (curso da pós), pesquisa (projetos de pesquisa) e extensão (festival). Além do festival, está sendo divulgado um estudo que apresenta o impacto social da abertura de cursos da pós-graduação para o público externo, estimado em mais de R$ 2,2 milhões.

O patrono do festival é o jornalista e escritor Sidney Garambone, editor dos programas Bem, Amigos!, Boleiragem, Grande Círculo e Segue o Jogo, nos canais Globo. Assista ao vídeo em que Garambone comenta sobre o festival neste link.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da FEA)

Mais informações: e-mail ehaddad@usp.br, com o professor Eduardo Haddad

Lista dos vídeos concorrentes

Alexandre Ricardo de Aragão Batista, Elen Presotto, Évilly Carine Dias Bezerra, Plinio Esteban Ramírez Alvarez, Priscila Soares dos Santos

Damares Lopes Afonso, Guilherme Silva Cardoso, Lucas Leão Fernandes Ferreira, Nathália Sbarai

Andréa Bento Carvalho, Alex Rilie Moreira Rodrigues, Camili Dal Pai, Cláudio Eurico Seibert Fernandes da Silva, Natalie Paula Ferreira Devloo, Paulo Roberto de Sousa Freitas Filho, Sérgio Felipe Melo da Silva, Thais Diniz Oliveira

Caroline Andressa Welter, Daniel Amorim Souza Centurião, Rayan Wolf, Tânia Moreira Alberti

Luciano Ferreira Gabriel, César Piorski, Rafael Capaz, Victor Valério

Daniel Massen Frainer, Felipe de Sá Tavares, Iago Luiz da Silva, José Henriques da Silva Ribeiro Júnior, Lucas Eduardo Veras Costa, Luiz Augusto Ferreira Magalhães, Marcio Guerra Amorim, Wesley Osvaldo Pradella Rodrigues

Bruna Maria Oliveira Benitres Ferreira Barone, Cleyzer Adrian da Cunha, Larissa Barbosa Cardoso

Fernanda Johnston, Gustavo Castro, Michelle Martins, Renata Moura Sena

Elizama do Nascimento Oliveira Campos, Lidiane de Almeida Modesto, Raime Rolando Rodríguez Díaz

Guilherme Penha Pinto, Joel Quevedo de Matos, Leonel dos Santos Silveira, Rodrigo da Rocha Gonçalves

Ademir Pedro Vilaça Júnior, João Ricardo Ferreira de Lima, Laudenor Morais Correia de Melo Assunção, Leandro Willer Pereira Coimbra


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.