Aluno da USP Ribeirão é o vencedor do Grande Prêmio Capes de Tese

O ganhador do Grande Prêmio Capes de Tese 2020 foi o aluno Renan Villanova Homem de Carvalho, do Programa de Imunologia Básica e Aplicada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

22/12/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 19/01/2021 as 11:29

O ganhador do Grande Prêmio Capes de Tese 2020 foi o aluno Renan Villanova Homem de Carvalho, do Programa de Imunologia Básica e Aplicada da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Esta é a 15ª edição do prêmio promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

O trabalho O papel do vírus de RNA de leishmania na modulação da resposta imune inata foi orientado pelo professor Dario Simões Zamboni, do Departamento de Biologia Celular e Molecular e Bioagentes Patogênicos da FMRP. “Quero parabenizar o Renan pelo brilhantismo e os programas de pós-graduação por todo apoio na orientação desses alunos excelentes que venho tendo o prazer de orientar”, afirma o professor.

Em 2014, o aluno Djalma Souza Lima-Júnior também foi vencedor do Grande Prêmio Capes de Tese pelo Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada da FMRP.  O prêmio é oferecido ao destaque de cada um dos três colégios de avaliação: Ciências da Vida, Humanidades e Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinares. Para isso, são considerados aspectos como: originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação do País.

Outro destaque foi a estudante Viviane Paiva Santana, do Programa de Ginecologia e Obstetrícia, que ganhou menção honrosa por trabalho orientado pela professora Rosana Maria dos Reis e co-orientado pela professora Cristiana Libardi Miranda Furtado.

“As premiações recebidas pelos nossos pós-graduandos são motivo de grande orgulho para toda a comunidade acadêmica e um reconhecimento da importância da integração qualificada entre produção científica e formação de recursos humanos”, afirma a professora Cristina Marta Del Ben, que é presidente da Comissão de Pós-Graduação na FMRP.

Unidade se destaca em outras três premiações

Em meio à pandemia causada pela covid-19, a Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP continua traçando diretrizes e zelando pela execução dos 24 programas de pós-graduação da unidade. O resultado do esforço de alunos e professores foi recompensado com cinco premiações.

No Prêmio Tese Destaque USP 2020, José Raniery Ferreira Júnior, do Programa Interunidades em Bioengenharia (EESC/FMRP/IQSC), também levou o prêmio da Grande Área das Engenharias. O trabalho contou com a orientação do professor Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques e co-orientação do professor Marcel Koenigkam Santos.

Ainda em 2020, Augusto Velozo Gonçalves, do Programa de Biologia Celular e Molecular, foi o vencedor da segunda edição do Prêmio Vídeo Pós-Graduação com o tema “Sobre cachorros, fofoca e inflamação”, que teve o professor Dario Simões Zamboni como orientador. E Max Jordan de Souza Duarte recebeu menção honrosa na mesma premiação, com orientação do professor Geraldo Aleixo da Silva Passos Junior, pelo vídeo Efeito da Mutação (Gly228→Trp228) no Domínio SAND de AIRE no Perfil Transcricional de lncRNAs e de mRNAs de Células Epiteliais Medulares Tímicas (mTECs).

Além disso, foram dois prêmios na primeira edição do Prêmio Vídeo Pós-Graduação da USP no Edital Prêmio Vídeo Pós-Graduação da USP no combate à Covid-19. Os premiados foram: Max Jordan de Souza Duarte, orientado pelo professor Geraldo Aleixo da Silva Passos Jr., com o vídeo Edição Genômica contra o Covid-19; e Naielly Rodrigues da Silva e Franciele Franco Scarante, com orientação dos professores Francisco Silveira Guimarães e Alline Cristina de Campos, com o vídeo Como funciona o desenvolvimento dos medicamentos.

Mais informações: spg@fmrp.usp.br