12 produções em áudio da USP para se informar e cuidar da saúde

04/01/2021 | Crisley Santana

Podcasts e colunas produzidas por especialistas da Universidade trazem temas que vão de odontologia à prevenção do AVC e saúde da população LGBT

Saúde sem complicações

Informações de saúde ao alcance de todos

O que é transtorno de personalidade Borderline? Qual o melhor remédio para artrose? Como cuidar da saúde mental? Esses são alguns temas que o Podcast investiga. Por meio de entrevistas com professores e pesquisadores da Universidade, o ouvinte fica por dentro de informações e curiosidades importantes para descomplicar a saúde.

1

2

Pílula Farmacêutica

Entendendo sobre medicamentos

O objetivo do Pílula Farmacêutica é levar informações precisas acerca do uso de medicamentos, tratamentos com remédios, funcionamento da produção medicamentosa, e muitos outros assuntos relacionados à área farmacológica. Os episódios são produzidos em parceria da Rádio USP com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP).

Momento Odontologia

A saúde que começa na boca

Quem diria que a má higiene bucal pode ocasionar problemas cardiovasculares, ou que o uso de laser na odontologia pode ajudar pacientes oncológicos. Dados como esses são frutos de estudos científicos abordados no Momento Odontologia, podcast informativo sobre a saúde da boca e a preservação dos dentes.

3

4

SaúDiversidade

Saúde sem preconceitos

Tudo sobre saúde da População LGBTQI+ neste Podcast, apresentado por Mario Cesar Vilhena, professor e pesquisador em Direitos Humanos, e Vivian Avelino-Silva, médica infectologista e professora na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e na Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Transexualidade, saúde de mulheres lésbicas e apoio a pessoas que vivem com HIV são alguns dos temas já abordados.

Jornal da USP no ar - Medicina

As novidades da medicina

Neste especial, são reunidas todas as entrevistas realizadas sobre saúde, abordadas por professores da USP no Jornal da USP no ar, programa transmitido pela Rádio USP de segunda a sexta, das 7h30 às 9h30. Os temas vão de hábitos alimentares a estudos sobre tratamentos promissores contra câncer.

5

6

SanSars2020

Saúde pela alimentação

Produzido no contexto da pandemia por professores e alunos da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, em São Paulo, o podcast SanSars 2020  é para todos que querem informação sobre saúde alimentar e nutrição. Os episódios já abordaram o tema da alimentação sob o olhar da biologia, da psicologia, da cultura e das ciências sociais. A questão do isolamento também já foi tema de análise do podcast.

FOUSP Podcasts

O cuidado com a boca e os dentes

Os podcasts produzidos no âmbito da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, em São Paulo, todos reunidos em um único canal. No FOUSP Podcasts o ouvinte tem acesso aos podcasts: “Odontologia no Ar” e “Saúde Bucal do Bebê”, no qual há entrevistas com professores e especialistas acerca de temas relevantes a pacientes e profissionais. O podcast já possui 48 episódios e abordou, entre outros temas, de problemas na gengiva, próteses, implantes, câncer de boca e infecções bucais. 

7

8

EEFE Cast ​

Informação que gera qualidade de vida​

podcast da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP traz conteúdos sobre qualidade de vida com linguagem fácil e descontraída. Os episódios abordam principalmente a questão da atividade física no período de isolamento social, com soluções para se manter ativo, exercícios para idosos e possibilidades para crianças se movimentarem brincando. Os conteúdos também tratam da relação entre doenças crônicas e exercícios, como na hipertensão, diabetes e distúrbios cardiovasculares.

O podcast é semanal e entrevista professores especialistas nas várias áreas do conhecimento da educação física e do esporte.

Fique de olho

Informações que fazem mudar o olhar

“Os olhos são a janela da alma e o espelho para o mundo”. Apesar de não haver certeza sobre a autoria da frase, ela diz muito sobre a importância dos olhos. Como outras partes do corpo, é preciso estar atento à saúde desses órgãos. Na coluna Fique de Olho são esmiuçadas informações à perder de vista. Catarata, Oftalmologia no Sistema Único de Saúde (SUS) e estrabismo são exemplos dos assuntos abordados por Eduardo Rocha, professor da Faculdade de Medicina de RIibeirao Preto (FMRP) da USP, e especialista em saúde dos olhos. Ela vai ao ar todas as quartas-feiras pela Rádio USP, às 10 horas. Confira todos os programas na página do Fique de Olho.

9

Dr. Bartô e os Doutores da Saúde

Saúde para superar os vícios

Comandada por João Paulo Lotufo, pediatra e especialista em prevenção ao álcool e tabaco, a coluna Dr. Bartô traz conteúdo sobre saúde para fumantes, perigos do tabaco, histórias de superação de pessoas que superaram o vício em drogas, além de debate sobre políticas púbicas voltadas a esses temas. Terças-ferias, às 9h30, os ouvintes podem ouvir pela Rádio USP.

10

11

Minuto do Cérebro

Informações para um cérebro saudável

Doenças neurológicas, como acidente vascular cerebal (AVC), enxaqueca e alzheimer fazem parte do Minuto do Cerébro, produção apresentada pelo médico e professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) Octávio Pontes Neto. 

A coluna também tem informações atualizadas sobre as alterações neurológicas provocadas pela covid-19, seu efeito nas veias do cérebro e sobre o que ocorre nos casos graves da doença. Para escutar, basta sintonizar a Rádio USP às 9 horas, nas terças-feiras, ou acompanhar as edições já realizadas na página do programa

Saúde e meio ambiente

A saúde que vem
do nosso redor

O médico patologista e professor da Faculdade de Medicina (FM) da USP, em São Paulo, Paulo Saldiva, traz questões sobre as alterações climáticas, relações com a saúde e muito mais, toda segunda-feira, às 9h30, na coluna Saúde e Meio ambienteSaldiva atua diretamente nas pesquisas sobre covid-19 e também apresenta análises sobre a situação da doença no contexto da saúde pública. 

Outras questões atuais como as queimadas, a mobilidade e a poluição veicular são abordadas com o objetivo de se pensar um planejamento urbano de qualidade para as cidades. Todos os programas realizados estão disponíveis on-line.

12