USP Ribeirão busca profissionais da saúde para pesquisa sobre notificação de abuso e negligência infantil

Estudo quer validar para o Brasil questionário Child Abuse and Neglect Reporting Sel-Efficacy Questionnaire (CANRSE), desenvolvido pela Universidade de Sidney, Austrália

 Publicado: 18/09/2024 às 10:47
Por
A imagem mostra uma criança sentada de costas. Ela tem cabelos longos, presos em um rabo de cavalo, está sentada no chãoe veste uma camiseta branca. À esquerda dela há um ursinho de pelúcia.
Violência infantil é mais comum na própria família e pode deixar marcas no desenvolvimento da criança – Foto: KibrisPDR/CC


Pesquisadores do Grupo Sobre Medidas em Saúde (GPEMSA) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP precisam de profissionais da área de saúde, com nível superior de formação, para participar do estudo
Autoeficácia para notificação de abuso e negligência infantil. Os voluntários devem ter atuado por pelo menos um ano com crianças e adolescentes e podem ser de todas as regiões do País. 

O objetivo da pesquisa é validar o questionário desenvolvido pela Universidade de Sidney, na Austrália, denominado Child Abuse and Neglect Reporting Sel-Efficacy Questionnaire (CANRSE) para o Brasil. O CANRSE avalia a autoeficácia para as notificações de casos suspeitos ou conhecidos de abuso e de negligência contra crianças e adolescentes.  

Para participar, os voluntários devem responder um formulário on-line, disponível neste link. O tempo médio para resposta é de 20 minutos. Em caso de dúvidas sobre a ética da pesquisa, entrar em contato pelo telefone (16) 3315-9197, no e-mail cep@eerp.usp.br ou presencialmente no endereço Avenida dos Bandeirantes, 3.900, Ribeirão Preto, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 12h e 14h às 16h.

Mais informações pelo telefone (16) 3315-0599 ou pelo e-mail cbsantos@eerp.usp.br, com a professora da EERP responsável pelo GPEMSA, Claudia Benedita dos Santos.

*Estagiária sob supervisão de Rose Talamone


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.