USP recruta idosos para estudo de treinamento de equilíbrio

O estudo será aplicado em idosos acima de 65 anos que tenham caído ao menos uma vez nos últimos seis meses

 06/07/2022 - Publicado há 2 anos
Por
Foto: Freepik

A Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP recruta idosos acima de 65 anos que tenham caído ao menos uma vez nos últimos seis meses para participarem de estudo do Efeito da distribuição do Treinamento de Equilíbrio Baseado em Perturbações (TEBP) da estabilidade postural, risco de queda e função cognitiva em idosos caidores. O projeto é da doutoranda Júlia Oliveira de Faria, orientada pelo professor Renato de Moraes. 

O estudo visa minimizar o risco de queda em idosos utilizando o TEBP, que demonstra uma redução desses episódios em até 50%. O objetivo é identificar qual a melhor forma de distribuir as sessões de TEBP para melhorar os ganhos de equilíbrio dos idosos e diminuir ainda mais o risco de quedas. Os participantes serão divididos em dois grupos por meio de sorteio, onde cada grupo será submetido a sessões diferentes de treinamento.

Podem participar do projeto idosos acima de 65 anos que tenham caído ao menos uma vez nos últimos seis meses, consigam caminhar de forma independente e não estejam participando de nenhum outro programa de prevenção de quedas no momento. Os participantes não podem apresentar problemas neurológicos e osteoarticulares graves, alguma doença isquêmica do coração que limite a realização de exercício físico, doença pulmonar obstrutiva crônica e/ou pressão arterial não controlada. 

Para dúvidas e inscrições no projeto o telefone para contato é (34) 99253-6669 com a doutoranda Júlia Oliveira de Faria, ou através do e-mail juliafaria@usp.br .


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.