Nos dias 26, 28 e 29/11, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e com o Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes (Gracias) da FFCLRP, promove o 8º Ciclo de Debates Processos Psicológicos e Culturais em Temas Emergentes. Esta edição do evento terá como tema Guerra contra Gaza e a Questão Palestina: Contextos, Representações, Mobilização e Saúde Mental. O evento será realizado de forma on-line, com transmissão no YouTube.
O evento tem como objetivo “trazer uma perspectiva histórica, antropológica e psicológica para a compreensão do contexto de violência, segregação e colonização pelo qual passou e passa a Palestina como sociedade e território sob ocupação e controle militar de Israel”. O território palestino está sob ocupação israelense desde 1967 e, desde 2023, “o genocídio contra Gaza já promoveu o deslocamento forçado de cerca de 2 milhões de habitantes do território e a morte de mais de 40 mil pessoas, sendo 70% delas mulheres e crianças”, segundo os organizadores.
Ao longo dos três dias de evento serão realizadas mesas-redondas e debates com convidados especialistas no tema. A abertura do evento, no dia 26, vai contar com uma mesa-redonda com relatos das palestinas Soraya Misleh, jornalista palestino-brasileira especialista em Estudos Árabes pela USP, e da ativista política Rawa Alsagheer. No dia 28, o debate será em torno dos contextos e mobilizações palestinos, e vai contar com a participação de Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto, professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia na Universidade Federal Fluminense (UFF) e Silvia Montenegro, pesquisadora e professora do Departamento de Antropologia Sociocultural da Universidade Nacional de Rosário, na Argentina. Já no dia 29, para encerrar o ciclo de debates, será realizada a mesa-redonda com o tema Psicologia e Sofrimento dos Palestinos, com Rima Awada Zahra e Ana Gebrim, professoras no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Migração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e Ashjan Sadique Adi, diretora da Secretaria de Mulheres da Federação Árabe-Palestina do Brasil (Fepal).
Os interessados em participar podem se inscrever clicando aqui.
*Estagiária sob supervisão de Rose Talamone