USP Filarmônica realiza concertos gratuitos em Ribeirão Preto e em São Carlos

As apresentações serão na próxima terça-feira (23), às 20h, no Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP e na quarta-feira (24) na Igreja São Sebastião na cidade de São Carlos

18/11/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 22/11/2021 as 10:53
USP Filarmônica – Foto:

Com intuito de viabilizar o acesso à arte e às atividades de extensão universitária atreladas ao ensino e à pesquisa, a USP Filarmônica realiza concerto aberto e gratuito pela série Concertos USP, na próxima terça-feira (23), às 20h, no Auditório da Faculdade de Direito, no campus da USP em Ribeirão Preto.

A programação contempla novas versões para orquestra de cordas de música popular brasileira dos séculos 19 e 20, além de obras consagradas, como o Concerto em Ré Maior de Vivaldi para alaúde, na apresentação executado na viola caipira,  e a famosa Ária de Johann Sebastian Bach. Conta ainda com apresentação de obra contemporânea, premiada na XXIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea do Rio de Janeiro, de autoria do estudante e bolsista da USP Filarmônica, Lucas Pigari.

A USP Filarmônica terá como solista o professor Gustavo Silveira Costa (viola caipira), contando ainda com a participação especial de Camila Santana (rabeca), ex-aluna de Música da USP em Ribeirão Preto, sob regência do professor e maestro Rubens Russomanno Ricciardi.

USP Filarmônica – Foto:

Entre as obras inéditas do programa constam ainda antigas modinhas mineiras do século 19 e a Valsa de Esquina nº 8 de Francisco Mignone, todas em novas versões para orquestra de cordas pelo maestro Rubens Russomanno Ricciardi, bem como canções populares brasileiras arranjadas por Villa-Lobos e orquestradas por Olivier Toni.

A entrada no concerto é livre e gratuita, não sendo necessário retirar ingressos. Como sempre, nossos concertos são abertos a todos os interessados, com entrada franca. Nosso intuito é viabilizar um amplo acesso à arte e à música de todos os tempos, com especial dedicação aos repertórios brasileiros desde o período colonial”, ressalta Rubens Russomanno Ricciardi, maestro da USP Filarmônica.

A série de concertos mensais foi retomada em outubro de 2021 e faz parte das comemorações dos dez anos da USP Filarmônica – orquestra de estudantes de graduação bolsistas, sediada no Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (DM-FFCLRP) da USP, cujas atividades tiveram início em 2011.

No dia 24 de novembro, às 20h, a USP Filarmônica repete o mesmo repertório em uma apresentação especial na Igreja de São Sebastião, em São Carlos, também pela série mensal Concertos USP, este ano em parceria com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos (ICMC-USP), Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão USP São Carlos e a Paróquia São Sebastião de São Carlos. Para esta apresentação a entrada tambéé gratuita. A Igreja de São Sebastião, contudo, coloca-se ainda à disposição para receber doações voluntárias de alimentos não perecíveis, para atendimento de famílias carentes.

Auditório da Faculdade de Direito – Campus da USP (Ribeirão Preto)
23 de novembro de 2021, terça-feira, às 20h
Av. Bandeirantes, 3900 – Vila Monte Alegre
Entrada livre e gratuita (sem ingressos)

Igreja São Sebastião (São Carlos)
24 de novembro de 2021, quarta-feira, às 20h
Av. Dr. Carlos Botelho, 2371 – Centro, São Carlos – Entrada livre e gratuita
(quem tiver interesse, pode doar alimento não perecível)

Programa sem intervalo

• Johann Sebastian Bach (Eisenach, 1685 – Leipzig, 1750) – Ária da Suíte em Ré Maior para orquestra de cordas com baixo contínuo
  • Antonio Vivaldi (Veneza, 1678 – Viena, 1741) – Concerto em Ré Maior para viola caipira e orquestra de cordas com baixo contínuo – [Allegro];  II – Largo; III – Allegro
  • Lucas Pigari (*Mariápolis, 1991) – Prelúdio Noturno para orquestra de cordas – obra premiada na XXIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea do Rio de Janeiro pela Funarte
  • Anônimo mineiro (primeira metade do século XIX) – Duas Modinhas Pradenses – introdução, harmonização e orquestração proliferada para orquestra de cordas por Rubens Russomanno Ricciardi (*Ribeirão Preto, 1964), de acordo com as pesquisas anteriores de Adhemar Campos Filho e George Olivier Toni, na Lira Ceciliana de Prados – primeira apresentação com público
  • Francisco Mignone (São Paulo, 1897 – Rio de Janeiro, 1986) – Valsa de Esquina nº 8 – introdução, harmonização e orquestração proliferada para orquestra de cordas por Rubens Russomanno Ricciardi – primeira apresentação pública
  • Anônimos brasileiros, canções populares com arranjos de Heitor Villa-Lobos (Rio de Janeiro, 1887-1959) e transcrições para orquestra de cordas por George Olivier Toni (São Paulo, 1926-2017) – I) Rosa Amarela; II) O Bastão; III) Estrela é Lua Nova.

Por: Marcela Moreira, Assessoria de Imprensa da USP Filarmônica