USP Filarmônica faz concertos com obras de compositores brasileiros

Apresentações acontecem nos dias 30 e 31, às 20 horas, em Ribeirão Preto e em São Carlos, respectivamente

24/05/2023 - Publicado há 11 meses     Atualizado: 25/05/2023 as 16:12
A USP Filarmônica, orquestra ligada ao Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP – Foto: André Estevão

A USP Filarmônica se apresenta na próxima terça-feira, dia 30, às 20 horas, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, com participação da solista Gabriela Vian (soprano), sob regência do maestro convidado Marcelo Jardim, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A apresentação é aberta ao público e gratuita, sem necessidade de ingresso.

O repertório é dedicado a compositores brasileiros e conta com obras de José Maurício Nunes Garcia, Radamés Gnatalli, Tulio Mourão, Alberto Nepomuceno, Sérgio Di Sabbatto, José Siqueira, Hudson Nogueira e Chiquinha Gonzaga.

O mesmo repertório será executado na quarta-feira, dia 31, também às 20h, no Teatro Municipal de São Carlos. A distribuição dos convites para o público em geral acontecerá no próprio Teatro Municipal de São Carlos, no dia do concerto, a partir das 19h30.

O maestro Marcelo Jardim – Foto: Divulgação

Este será o 168º concerto da USP Filarmônica pela série Concertos USP, uma realização do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP – que mantém a orquestra – com os Grupos Coordenadores de Cultura e Extensão Universitária dos campi da USP em Ribeirão Preto e São Carlos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Fundação Dom Pedro II. Nesta edição, a USP Filarmônica realiza o concerto em conjunto com o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), projeto que faz parte do programa Arte de Toda Gente, uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os concertos da USP Filarmônica serão realizados no dia 30 de maio, segunda-feira, às 20 horas, no Theatro Pedro II de Ribeirão Preto (Rua Álvares Cabral, 370, centro), e no dia 31 de maio, terça-feira, às 20 horas, no Teatro Municipal de São Carlos (Rua Sete de Setembro, 1.735, centro). Entrada grátis. Os ingressos para o público em geral serão distribuídos nos locais das apresentações, a partir das 19h30.

Com informações de Thiago Rodrigues, Assessoria de Imprensa da USP Filarmônica

Programa inclui obras de Nunes Garcia, Nepomuceno e Radamés Gnatalli

Confira abaixo o programa dos concertos que a USP Filarmônica vai realizar nos dias 30 e 31 de maio, em Ribeirão Preto e em São Carlos, respectivamente.

José Maurício Nunes Garcia (1767-1830): Suíte em Si bemol maior CPM 234, com orquestração de Ernani Aguiar

Tulio Mourão (1952): Poema da Purificação, com orquestração de Marcelo Jardim

Alberto Nepomuceno (1864-1920): Ave Maria, com orquestração de Marcelo Jardim e solo de Gabriela Vian

Radamés Gnatalli (1906-1988): Canções Populares do Brasil nº 4 (Cantiga de Cego, Sambalelê, Foi numa noite calmosa e Canto do Trabalho)