USP em Ribeirão Preto recebe workshop sobre nado artístico adaptado

Realizado pela primeira vez na cidade, evento busca incentivar a participação de deficientes físicos em práticas esportivas

 12/03/2020 - Publicado há 4 anos
Por

No dia 23 de março, Ribeirão Preto recebe pela primeira vez um workshop sobre Nado Artístico Adaptado. O evento será na Escola de Educação Física e Esportes de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP e terá a participação de paratletas do Instituto Inspiração Paradesportiva (Inspara), organização sem fins lucrativos que incentiva pessoas com deficiência a praticar o nado artístico.  

Segundo Camila Brandão, coordenadora do Inspara, o objetivo é levar aos atletas autoestima, saúde e o sentimento de pertencimento à sociedade. “Queremos, por meio do esporte, conseguir quebrar essas barreiras, tanto físicas quanto psicológicas, em relação a preconceito e capacidade de quem pode ou não fazer algo”, afirma. 

A coordenadora conta que o workshop faz parte de um projeto que pretende levar o ensino do nado artístico paradesportivo para outras cinco cidades do Brasil. Para isso, o evento conta com a presença de mães e atletas do Inspara que vão contar sua experiência no nado artístico adaptado. “Como é o dia a dia, quais competições e apresentações já participaram e o que mudou desde que começaram”, conta. 

Em Ribeirão Preto o evento é organizado pelos professores Marcelo Papoti, da EEFERP, e Eucia Beatriz Lopes Petean, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), ambas da USP. Eles contam que o objetivo é, a partir do workshop, implantar o ensino do nado artístico adaptado na Universidade de forma gratuita e aberta à comunidade.

Podem participar do evento crianças a partir de dez anos de idade, desde que estejam acompanhadas pelos pais, jovens e adultos que consigam boiar e possuam condições mínimas de sobrevivência na água. 

Para se inscrever os interessados devem preencher um formulário online. O workshop é gratuito e será das 8h30 às 12h30, na EEFERP, Av. Bandeirantes, 3.900, no campus da USP em Ribeirão Preto. 

Mais informações:  (16) 99413-2237.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.