USP busca voluntários para pesquisa sobre força e fadiga muscular do braço em crianças e adolescentes saudáveis

Estudo do Laboratório de Pesquisas Científicas – Fisioterapia Pediátrica Aplicada às Doenças Raras (ft-RARA) vai avaliar a função mecânica muscular dos flexores e extensores de crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos

 24/01/2023 - Publicado há 1 ano
Por

O Laboratório de Pesquisas Científicas – Fisioterapia Pediátrica Aplicada às Doenças Raras (ft-RARA) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP busca voluntários para uma pesquisa sobre a força e fadiga muscular do braço em crianças e adolescentes de 7 a 17 anos saudáveis. As inscrições devem ser feitas pelos responsáveis via formulário neste link. As inscrições não possuem data limite e vão até o preenchimento do número necessário de voluntários para a conclusão da pesquisa.

O estudo, conduzido por Noemi Biziaki Ansanello, aluna de iniciação científica do ft-RARA e orientado pela professora Ana Claudia Mattiello-Sverzut, da FMRP, consiste na avaliação da função mecânica muscular dos flexores e extensores de cotovelo, que são músculos responsáveis pelo movimento do cotovelo, de crianças e adolescentes por meio do dinamômetro isocinético, aparelho utilizado para medir a força máxima e o movimento de uma musculatura. 

O objetivo é calcular valores de referência como tempo para alcançar a força máxima da musculatura, tempo de movimentação e a relação entre os músculos flexores e extensores do cotovelo. Para isso, realiza-se um teste com contrações musculares medidas e controladas pelo dinamômetro. Esses valores de referência auxiliam os profissionais da saúde na sua prática clínica na avaliação e tratamento de crianças com doenças crônicas que atingem o tecido muscular.

Mais informações sobre o estudo podem ser obtidas pelo Instagram ou pelo telefone (16) 99415-6741.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.