USP busca voluntários homens para avaliar efeitos tardios da covid-19 no sistema cardiovascular

Avaliações serão realizadas em dois dias com intervalo de pelo menos uma semana entre cada visita

 17/03/2023 - Publicado há 1 ano
Por
Veja os critérios necessários para se voluntariar – Foto: Ewa Urban / Pixabay

 

O Laboratório de Fisiologia e Fisioterapia Cardiovascular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP convida homens sedentários, entre 35 e 55 anos, com e sem hipertensão, que tiveram covid-19 há mais de seis meses para participar de um projeto de pesquisa.

Serão realizados exames como: coleta e análise do sangue, teste de esforço cardiopulmonar (esteira), análise da composição corporal, registro e análise da frequência cardíaca e da pressão arterial. As avaliações ocorrerão em dois dias com intervalo de pelo menos uma semana entre cada visita, com duração em torno de duas horas cada uma.

O projeto, desenvolvido pela pesquisadora Julia Aparecida Spigolon de Paula sob coordenação do professor Hugo Celso Dutra de Souza, Consequências da SARS-COVID 19 sobre o controle autonômico cardiovascular em pacientes hipertensos, busca entender se existem efeitos tardios sobre o controle autonômico do sistema cardiovascular dos acometidos.

Os interessados podem entrar em contato com as mestrandas Ana Catarine Veiga ou Naiara Chinellato através dos e-mails: ana.catarine.oliveira@usp.br e naiara.chinellato@usp.br . Ou através do WhatsApp do laboratório: (16) 98139-2868.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.