USP busca profissionais e estudantes da área de saúde para estudo sobre voz e transgeneridade

Projeto de extensão das Faculdades de Medicina de Ribeirão Preto e de Odontologia de Bauru, ambas da USP, quer saber a opinião de profissionais e estudantes para produzir materiais informativos para o público-alvo

 Publicado: 13/05/2022  Atualizado: 24/05/2022 as 11:51
Por
Imagem: Jornal da USP

 

Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), ambas da USP, buscam voluntários para estudo sobre atendimento em voz e comunicação às pessoas transgênero.

Para participar, é necessário ser fonoaudiólogo, médico otorrinolaringologista ou cirurgião de cabeça e pescoço ou estudante de graduação em Fonoaudiologia ou Medicina, com ou sem experiência clínica. Os participantes podem responder um questionário on-line neste link sobre o conhecimento em relação à transgeneridade e voz e comunicação de pessoas transgênero, que tem a duração de 5 minutos.

Após o resultado das respostas do formulário, o grupo de pesquisadores vai desenvolver materiais informativos e educativos sobre o assunto para profissionais e estudantes da área de Fonoaudiologia e Medicina.

O Cuidados em Saúde e Comunicação de Pessoas com Incongruência de Gênero é um projeto de extensão universitária que está relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e tem financiamento da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP.

O trabalho tem como coordenadora a professora Alcione Ghedini Brasolotto da FOB e vice-coordenadora a professora Aline Epiphanio Wolf da FMRP. Além disso, participam do projeto os professores Sérgio Henrique Kiemle Trindade e Kelly Cristina Alves Silvério, ambos da FOB, e Lucia Alves Silva Lara da FMRP; a doutoranda Aline Oliveira Santos da FOB; alunos bolsistas e voluntários que cursam do segundo até o quarto ano de Fonoaudiologia ou Medicina e pessoas transgênero voluntárias de Ribeirão Preto e Bauru.

Mais informações: aline.oliveira@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.