USP busca pessoas diagnosticadas com covid-19 para pesquisas sobre a doença

A pesquisa populacional sobre imunidade de pessoas contaminadas pelo sars-cov-2 contribui com a ciência para melhor compreensão desse vírus

 19/06/2020 - Publicado há 1 ano  Atualizado: 29/06/2020 as 18:55
Por

Os laboratórios de pesquisa da USP em Ribeirão Preto, que fazem parte do Consórcio de Laboratórios que estudam os Biomarcadores e Imunologia da Covid-19 (Imunocovid), precisam de voluntários para estudo sobre a imunidade de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. 

Podem participar pessoas com diagnóstico positivo para a covid-19, comprovado por exames laboratoriais, apresentando sintomas leves ou até mesmo livre de sintomas. O voluntário para a pesquisa deverá responder a um questionário de autoavaliação sobre sinais e sintomas e o encaminhar para o estudo. Para acessar o questionário, clique neste link.

O projeto faz parte de uma proposta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para avaliar parâmetros inflamatórios da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, além de ajudar a entendê-la e criar novas formas de detecção e tratamentos no futuro.

Outra entrevista, no player abaixo, sobre a pesquisa com a coordenadora do projeto, a professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP Lucia Helena Faccioli.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.