USP busca mulheres para estudo sobre perda de peso com uso do hormônio ocitocina

Para participar, as interessadas devem ser maiores de 18 anos, estar em período fértil, não ter doenças físicas graves ou mentais, não estar grávida ou lactante e estar com sobrepeso ou obesidade com IMC maior que 25

 25/03/2022 - Publicado há 2 anos
Por

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP busca voluntárias para estudo sobre como o uso da ocitocina, que é um hormônio produzido no cérebro, pode auxiliar na perda de peso.

Para participar é necessário estar em idade fértil, ter mais de 18 anos, não ter doenças físicas graves ou mentais, não estar grávida ou lactante e estar com sobrepeso ou obesidade com Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 25. O IMC é usado para avaliar se a pessoa está no peso ideal em relação à altura e o cálculo é a divisão do peso do paciente pela altura elevada ao quadrado.

As mulheres interessadas devem fazer a pré-inscrição neste link para o agendamento de uma entrevista diagnóstica no Laboratório de Psicofarmacologia do Hospital das Clínicas da FMRP (HCFMRP) para aferição das medidas nutricionais, coleta de sangue e preenchimento de tarefas e questionários. Depois das avaliações, a participante vai receber instruções para o uso ocitocina e deve retornar quinzenalmente ao HCFMRP por um período de 90 dias para novas avaliações.

A pesquisa Avaliação dos efeitos da ocitocina no excesso de peso e perfil psicológico é realizada pela aluna do curso de Nutrição e Metabolismo Vitória Lima de Oliveira, pelo mestrando Lucas da Costa Budin e pela doutoranda Brisa Burgos, sob coordenação dos professores Flávia de Lima Osório e Anderson Marliere Navarro, todos da FMRP.

Mais informações: vitoria.loliveir@usp.br e lucas.costa.budin@gmail.com


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.