Simpósio debate como agilizar inserção de novas  tecnologias na saúde 

Evento on-line vai buscar soluções, junto aos setores envolvidos nos processos de produção científica, para inovação no Sistema Único de Saúde (SUS)

 03/12/2020 - Publicado há 3 anos
Por
Montagem sobre Foto: Teksomolika via Freepik, Altemar Alcantara / Semcom via Fotos Públicas e UpVacina

“São muitos os processos para implementar uma nova tecnologia nos serviços de saúde”, conta o professor Luciano Bachmann, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Os pesquisadores passam pelas barreiras do investimento e da aprovação das agências de regulamentação, por exemplo. Procedimentos que, muitas vezes, se arrastam por longas etapas. E é pensando nisso que o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Física Médica (Nap-FisMed), coordenado por Bachmann, promove nesta sexta-feira, 4 de dezembro, o Simpósio de Inovações Tecnológicas na Saúde, no Youtube. 

O Simpósio vai reunir desde setores de apoio e investimento em pesquisas até agências de regulamentação, no debate a respeito dos caminhos percorridos pela inovação tecnológica em saúde no Brasil. Para Bachmann, a agilidade do desenvolvimento científico na área depende da comunicação entre todos os setores envolvidos e esse é justamente o objetivo do evento, “fazer com que todas as partes apresentem seus pontos de vista”. 

Bachmann conta que, além do diálogo, a ideia é buscar soluções, junto aos setores, para levar as novas tecnologias ao Sistema Único de Saúde (SUS), pois nesse caso existem ainda mais empecilhos como “as questões de custo e de como inserir isso no Brasil inteiro”.  Para o professor,  “devem haver políticas para atender às necessidades específicas deste setor, que são de fundamental importância para estas inovações serem incorporadas de forma eficiente nas áreas da saúde e ganharem mercado”. 

De acordo com o professor Antônio Adilton Oliveira Carneiro, também da FFCLRP, “o desenvolvimento científico e tecnológico no setor da saúde está em ritmo acelerado”, devido à conexão entre academia, indústria e governo, que têm gerado estímulo à produção de novos produtos, protocolos e processos de apoio ao diagnóstico e terapia clínica. Porém, afirma que, para o avanço continuar, “essas descobertas exigem novos investimentos financeiros e em recursos humanos”. É por isso que, o debate científico-tecnológico é importante, pois “informa e estimula a sociedade sobre os caminhos dessa evolução e dos detalhes dessas novas tecnologias”.

Durante o evento, também serão apresentadas as novas tecnologias produzidas pelos Núcleos de Apoio à Pesquisa em Física Médica; Óptica e Fotônica; e Doenças Crônico-Degenerativas, da USP em Ribeirão Preto, assim como as ações que os diferentes setores envolvidos no desenvolvimento científico desenvolvem em todas as etapas deste processo, como a pesquisa, a inovação e a regulamentação. 

O Simpósio de Inovações Tecnológicas na Saúde é gratuito e aberto ao público. Será transmitido das 8h30 às 17 horas, no canal do curso de Física Aplicada à Medicina e Biologia no Youtube, para assistir basta clicar aqui. Também haverá a emissão de certificados para inscrições realizadas neste link.

Mais informações: https://sites.usp.br/napfismed/eventos/


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.