Serviço de apoio psicológico e psicopedagógico aos estudantes comemora 30 anos

Centro de Apoio Educacional e Psicológico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP promove ações de prevenção e promoção da qualidade de vida dos estudantes, assessora docentes e gestores, e cria iniciativas de ensino, pesquisa e extensão

04/12/2020 - Publicado há 3 anos
30 anos CAEP
Professora Madalena Patrício, da Universidade de Lisboa, foi palestrante em evento de comemoração – Foto: Reprodução

Com a preocupação de criar um serviço de apoio psicológico e/ou psicopedagógico aos estudantes, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP fundou há 30 anos o Centro de Apoio Educacional e Psicológico (Caep).  Em 1990, a unidade possuía apenas os cursos de Medicina e Ciências Biológicas – Modalidade Médica, os alunos de Ciências Biomédicas, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Informática Biomédica, Nutrição e Metabolismo e Terapia Ocupacional foram incorporados ao longo da história.

“O Caep está ligado diretamente à Comissão de Graduação (CG) da FMRP com atuação nos sete cursos da unidade. O nosso objetivo é promover ações de prevenção e promoção da qualidade de vida dos estudantes; assessoria para os docentes e gestores; e iniciativas de ensino, pesquisa e extensão”, conta o professor Victor Evangelista de Farias Ferraz, do Departamento de Genética e coordenador do centro.

Um dos marcos dessa história foi o Fórum de Planejamento Estratégico, que aconteceu em 2016, para debater os temas que norteariam as ações do Caep nos anos seguintes. Além disso, o centro promove oficinas temáticas, mentoring, aconselhamento psicológico, apoio ao ensino e pesquisa, além das orientações pedagógicas e psicopedagógicas.

Uma iniciativa importante do centro é o Acompanhamento longitudinal de características sociodemográficas e psicológicas de estudantes. “É uma grande aposta que busca produzir dados para o planejamento educacional em cursos de graduação na área da saúde. O acompanhamento é feito com a aplicação de questionários no primeiro e no terceiro ano de todos os cursos”, afirma.

Durante a pandemia, os trabalhos foram feitos de modo virtual com teleatendimento ou com chamadas de vídeo via Google Meet e Zoom. Além disso, foram criadas campanhas informativas de cuidados com a saúde mental e de lembretes para os docentes nas atividades remotas. “Somos responsáveis por cuidar das relações e por cuidar do ensino de qualidade, além de corresponsáveis pela qualidade de vida”, finaliza.

Para comemorar três décadas de história, o Caep promoveu um Encontro Pedagógico Especial on-line, gratuito e aberto aos interessados, que contou com a participação de docentes, funcionários e alunos da unidade. O evento contou com a palestra da professora Madalena Patrício, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, que também é consultora e ex-presidente da Amee (Association for Medical Education in Europe), presidente do BEME Board (Best Evidence Medical Education) e membro do Departamento de Educação da Unesco.

O tema do webinar foi Tomando decisões no ensino para profissões da saúde com base na evidência. A professora Madalena abordou quatro temas centrais: grandes desafios implicam respostas com base em evidência; impacto da covid-19 em educação médica com base em evidência; contribuições da BEME nas decisões em educação médica; e evidência da Amee e BEME para apoiar o Caep.

A palestra está disponível no Canal do Caep no YouTube neste link.

Mais informações: caep@fmrp.usp.br