Série “Energia”: Veículos elétricos chegaram para ficar e transformar a mobilidade sustentável

Último programa da primeira temporada da série “Energia” se dedica a explicar como funcionam os veículos elétricos e como estão mudando o conceito de mobilidade

 19/11/2021 - Publicado há 2 anos
Logo da Rádio USP

A cada dia que passa, o uso de carros elétricos é mais comum em alguns países e atende a uma demanda por sustentabilidade em que a energia se transforma em combustível. Sua principal importância está na redução das emissões de CO2 na atmosfera, que são causadas pela combustão de gasolina e etanol. A  mobilidade elétrica é o termo utilizado para se referir ao uso de veículos movidos por energia elétrica. O último episódio da Série Energia, deste ano, trata deste assunto.

São considerados como parte da mobilidade elétrica o fornecimento de energia, os carregadores e a infraestrutura de tráfego, pois são os responsáveis por tornar possível a movimentação mais sustentável. Os veículos elétricos podem funcionar de diferentes formas, podendo ser 100% através de eletricidade, os chamados plug-in electric, ou de forma híbrida, com um motor à combustão para aumentar sua autonomia, que são os denominados plug-in hybrid.

Apesar de caros para o consumidor, os veículos elétricos, além de mais sustentáveis, são muito mais eficientes e capazes de economizar recursos em seu funcionamento. A manutenção é mais barata e a fabricação é mais simples. Para se ter uma ideia, a conversão da gasolina em movimento tem um rendimento de cerca de 40%, enquanto que ao se converter eletricidade é possível atingir mais de 95%.

No contexto econômico atual, principalmente considerando o aumento crescente no preço da gasolina, as vendas de carros e demais meios de transporte elétricos têm crescido significativamente. Estima-se, inclusive, que em 2021 houve aumento de quase 70% em relação ao ano passado, e estudos mostram que daqui a 15 anos teremos 62% dos veículos 0 km no País cuja forma de funcionamento seja elétrica.

Energia tem apresentação do professor Fernando de Lima Caneppele (FZEA), que produziu este episódio com Ana Cristina Barone Machado (discente USP Pirassununga). A coprodução é de Ferraz Junior e edição da Rádio USP Ribeirão. Você pode sintonizar a Rádio USP Ribeirão Preto em FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS. A segunda temporada da série retorna após as férias escolares.

Ouça no player acima o episódio na íntegra sobre a mobilidade elétrica.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.