“Série Energia”: O biodiesel pode ser um aliado na transição energética sustentável

Com características similares ao diesel derivado do petróleo, o biodiesel promove emprego e renda na agricultura familiar com diversas fontes de produção

 10/03/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 12/06/2023 as 12:08
Por
Plantação de mamonas, uma das fontes de biodiesel – Foto: embrapa.br

 

Logo da Rádio USP

O biodiesel é um biocombustível alternativo ao diesel convencional, ou seja, aquele derivado do petróleo. Possui características muito similares ao óleo diesel, fazendo com que possa ser adicionado ao diesel comum sem prejuízo na combustão. Adicionado à matriz energética brasileira, o biodiesel reduz a necessidade da importação do diesel e pode substituí-lo no longo prazo. A principal vantagem está na questão ambiental, mas existe também um apelo social relacionado ao emprego e renda, sobretudo na agricultura familiar.

Pode se tornar vetor de desenvolvimento local porque pode ser obtido de diversas fontes vegetais, tais como óleos de mamona, do dendê, da soja e até da bocaiuva (palmeira comum no Brasil Central). Também pode ser obtido da gordura animal e de rejeitos como o óleo de cozinha usado. 

Para incentivar a inserção do biodiesel na matriz energética, o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, autorizou a mistura de 2% de biodiesel no diesel convencional em 2005, e se tornou compulsória em 2008. O PNPB prevê um aumento progressivo na mistura de biodiesel que hoje já é de 11% e deve chegar a 15% neste ano.

Do ponto de vista do desenvolvimento social existem benefícios fiscais para o biodiesel produzido pela agricultura familiar; o benefício ocorre através do Selo Biocombustível Social.

A Série Energia tem apresentação do professor Fernando de Lima Caneppele (FZEA), que produziu este episódio com Murilo Miceno Frigo, discente de doutorado e professor do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul. A coprodução é de Ferraz Junior e edição da Rádio USP Ribeirão. Você pode sintonizar a Rádio USP Ribeirão Preto em FM 107,9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.