“Série Energia”: Geração de energia através do biomassa já representa 8,9% da matriz elétrica no Brasil

Bagaço de cana-de-açúcar é o principal insumo da energia por biomassa usado no Brasil. Matriz pode crescer até 40% no mundo em 20 anos

 15/07/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 14/11/2023 as 7:14
Por
Usina de Fermentação – Biogás – Jan Nijman/Via Pixabay
Logo da Rádio USP

Uma fonte de energia sustentável que cresce a cada ano é aquela proveniente do biogás – nome dado ao gás obtido através do uso de materiais orgânicos, também chamados de biomassa, que podem ser de origem animal ou vegetal. Normalmente, a biomassa usada na produção de energia elétrica vem de resíduos como madeira, cascas de grãos e frutos, restos de alimento e o bagaço da cana-de-açúcar, este último muito comum no Brasil.

O biogás foi descoberto no século 17 e passou a ser considerado como fonte de energia cerca de 200 anos depois, quando o cientista Louis Pasteur demonstrou sua geração. No Brasil, a produção de energia a partir da biomassa começou em 1979, alavancada principalmente pela crise do petróleo e hoje representa cerca de 8,9% da matriz elétrica.

A biomassa é produzida através da decomposição dos materiais feita pelas bactérias na ausência de oxigênio. A ação das bactérias nessa decomposição da biomassa gera diversos gases, que podemos separar em 60% de metano (também chamado de biometano), 35% de dióxido de carbono e 5% de outros gases. O metano, por sua vez, é considerado um excelente combustível que pode ser usado para a geração de diversas formas de energia, incluindo a elétrica.

Atualmente, o Brasil tem 566 plantas instaladas com biogás para produção de eletricidade e seu uso tem se tornado muito relevante, principalmente frente ao aumento dos valores da energia elétrica no País. No mundo não é diferente. Estudos da Agência Internacional de Energia mostram que há grande disponibilidade de matérias-primas para a produção da bioenergia, com perspectivas de crescimento de até 40% até 2040.

A Série Energia tem apresentação do professor Fernando de Lima Caneppele (FZEA), que produziu este episódio com Ana Cristina Barone Machado (discente USP Pirassununga). A coprodução é de Ferraz Junior e edição da Rádio USP Ribeirão. Você pode sintonizar a Rádio USP Ribeirão Preto em FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS. 

Ouça no player acima o episódio inédito e na íntegra sobre a evolução de baterias para uso em veículos movidos por eletricidade


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.