“Série Energia”: Coldplay se destaca pelo espetáculo e pelo compromisso com a sustentabilidade energética

Em suas turnês a banda costuma criar um plano sustentável com diversos compromissos ambientais, além de encorajar políticas e alternativas para promoção da energia sustentável

 31/03/2023 - Publicado há 1 ano
Por
Show do Coldplay em São Paulo pela turnê Music of The Spheres World Tour – Foto cedida por: Susanna Nazar – SCS-USP

 

Logo da Rádio USP

Tivemos nas últimas semanas, na América Latina e também em algumas cidades do Brasil, shows da banda Coldplay. Uma banda britânica com quatro integrantes que toca rock alternativo, fundada em 1996 e conhecida por sucessos como Yellow, Viva La Vida, My Universe, entre outros.

A banda tem se destacado pelo seu compromisso com a sustentabilidade ao longo dos anos e vem chamando a atenção do mundo inteiro, e não é somente por ser considerado o melhor show do mundo na atualidade. Todo o show, pensando inclusive no ciclo de vida dele, que inclui fabricação de equipamentos, modais de transporte etc., tudo é organizado de forma que seja o mais sustentável possível.

Direta e indiretamente eles estão falando e praticando a transição energética, buscando implementar novas fontes renováveis e sustentáveis de energia, deixando para trás as fontes não renováveis e poluentes.

Eles divulgaram para a atual turnê, chamada Music of The Spheres World Tour, um plano sustentável com diversos compromissos ambientais. Este plano inclui uma árvore plantada a cada ingresso vendido, corte geral nas emissões de carbono relacionadas aos shows, em cerca de 50% se comparado à turnê anterior, 100% de utilização de energia renovável, com a contratação de energia limpa, carregando baterias através de energia solar instaladas nos locais, utilizando biocombustíveis, entre outras maneiras.

Outras coisas que chamam a atenção, isso impactando diretamente quem está assistindo ao show, são a geração de energia chamada cinética, com locais delimitados para que os fãs pulem e com o impacto seja gerada energia, e bicicletas em que os fãs pedalam para também gerar energia limpa.

Desde a abertura dos portões, cerca de 5 horas antes do show, durante os intervalos dos shows de abertura, até o momento em que a banda inicia, são realizados chamados nos telões para que os fãs ajudem nessa iniciativa.

Ainda nestes momentos, o tempo todo nos telões são exibidas as outras iniciativas da banda na área de sustentabilidade e o grupo se propõe a distribuir parte da arrecadação em um fundo de boas causas. São diversas as instituições e projetos beneficiados, entre eles o ClientEarth, The Ocean Cleanup e One Tree Planted.

A sustentabilidade é essencial para lidar com as mudanças climáticas e garantir a saúde do planeta para as gerações futuras. Ao falar sobre transição energética, é possível conscientizar a sociedade sobre os desafios e benefícios envolvidos nesta transição, além de encorajar políticas e iniciativas que promovam a utilização de energia limpa e sustentável. Enfim, o show é uma experiência única e o apelo sustentável vem para completar o que já é fantástico.

A Série Energia tem apresentação e produção do professor Fernando de Lima Caneppele (FZEA). A coprodução é de Ferraz Junior e edição da Rádio USP Ribeirão. Você pode sintonizar a Rádio USP Ribeirão Preto em FM 107,9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.