“Série Energia”: A lâmpada elétrica, que popularizou o uso da energia, virou passado

Tecnologia que surgiu no século 19 permitiu surgimento de lâmpadas mais econômicas e eficientes do ponto de vista ambiental

 05/05/2023 - Publicado há 12 meses     Atualizado: 12/06/2023 as 12:06
Por
Lâmpada elétrica, comum no século 20 em iluminação pública, caiu em desuso – Foto: pixabay/yookapic

 

Logo da Rádio USP

Ao contrário do que muita gente pensa, não foi exatamente Thomas Edison quem inventou a lâmpada elétrica. As primeiras formas de produzir luz, através da eletricidade, foram as lâmpadas a “arco elétrico” e o primeiro relato de sucesso de um experimento de iluminação elétrica foi em 1809, quando o químico inglês Humphry Davy criou um arco luminoso a partir de uma tira de carbono e uma bateria, quando Edison nem era nascido. Mas foi em 1879 que o inventor norte-americano criou a primeira lâmpada incandescente viável comercialmente e tornou-se popular. Hoje isso é, literalmente, coisa do passado.

A princípio a incandescência da lâmpada de Edison era obtida através do carvão, que foi substituído pelo tungstênio. Encontrar um filamento que emitisse luz sem se deteriorar rapidamente foi o seu maior desafio. Outra tecnologia alternativa à lâmpada incandescente foi a lâmpada fluorescente feita com gás argônio e mercúrio, criada por Nikola Tesla. E a lâmpada fluorescente já era mais eficiente que a lâmpada incandescente.

Mas o atual estado da arte da iluminação se deu com a invenção das lâmpadas de diodo emissor de luz, as conhecidas lâmpadas de LED, criadas na década de 1960, por Robert Biard e Gary Pittman. Na década de 1980 a tecnologia LED já permitia uma série de aplicações com variações de intensidade e cores.

O LED é consideravelmente mais eficiente e flexível, sendo de fácil controle de luminosidade e cores, permitindo a criação de cenários luminosos que anteriormente só eram possíveis com projetos de iluminação mais complexos e caros. Hoje é possível comprar uma lâmpada smart LED e controlar a lâmpada, via wi-fi pelo celular ou assistentes de automação doméstica.

Outras lâmpadas surgiram com o passar do tempo, como a halógena, uma variação da lâmpada incandescente. Já a lâmpada de néon, antigamente usada em letreiros e decorações, podia alterar a sua cor de acordo com o gás utilizado no bulbo da lâmpada. A lâmpada de vapor de sódio e variações, como a lâmpada de vapor mista, são mais econômicas que as incandescentes, mas devido ao custo e necessidade de reator são mais viáveis para aplicações de maiores potências, como a iluminação de praças públicas, vias públicas e ambientes externos em geral.

A Série Energia tem apresentação do professor Fernando de Lima Caneppele (FZEA), que produziu este episódio com o doutorando Murilo Miceno Frigo, professor do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul. A coprodução é de Ferraz Junior e a edição da Rádio USP Ribeirão. Você pode sintonizar a Rádio USP Ribeirão Preto em FM 107,9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.