Série da Rádio USP Ribeirão desvenda o mundo da energia 

A produção é do professor Fernando de Lima Caneppele, da FZEA em Pirassununga, com coprodução da Rádio USP Ribeirão e no episódio de estreia o tema são as bandeiras tarifárias 

 21/09/2021 - Publicado há 1 mês  Atualizado: 20/10/2021 as 11:51
Por

A série  Energia trata de um assunto que é fundamental na vida dos seres humanos. A energia e especialmente a energia elétrica, que revolucionou o mundo. Mas isso foi há pouco mais de 100 anos. A história mostra que houve muitas etapas até chegar ao que vivemos hoje. Experimentos os mais variados como, por exemplo, a decisão por corrente contínua ou corrente alternada. Enfim, muita coisa aconteceu.

Hoje a vida na Terra depende da energia elétrica. Quase tudo que se faz, tem a energia elétrica por trás. De várias fontes, produzidas em usinas de todo porte, até mesmo gerando em residências, por onde se olha, tem-se a presença da energia elétrica.

Em mais de cem anos de história, a energia elétrica passou por várias transformações. As discussões são amplas em torno dessa energia ser produzida através de combustíveis fósseis ou renováveis, que não danificam o meio ambiente.

A energia proveniente de combustíveis fósseis é altamente poluente e não renovável, isto é, se esgotam sem que possam se restabelecer rapidamente. Já as renováveis, como o próprio nome diz, tem um ciclo de renovação rápido e, em geral, durante seu uso, não tem impactos significativos ao meio ambiente. 

O Brasil e o mundo consomem cada vez mais energia elétrica. Mas por que? Isso tem a ver com crescimento econômico? Tem a ver com crescimento demográfico? Como se consome a energia elétrica no Brasil? Como se consome a energia elétrica em outros países? Existem meios de economizar? O que é eficiência energética? Posso gerar minha própria energia elétrica? O que devo fazer para economizar na conta de luz? Tudo isso será conversado aqui.

Essas e outras questões sobre energia, como: mercado livre de energia, eficiência energética, consumo, demanda, quilowatt/hora, potência, tensão, ANEEL, SIN, ONS, geração, transmissão e distribuição serão discutidas na série Energia, toda sexta-feira no Jornal da USP no Ar, Edição Regional, toda sexta-feira, a partir das 12 horas. 

Bandeiras tarifárias

No episódio de estreia um assunto que mexe direto no bolso do consumidor, a conta de luz que é submetida não apenas à energia que se usa em casa no mês, mas também à disponibilidade da oferta de energia no mercado.

Por isso surgiram as bandeiras tarifárias, quanto mais energia disponível, menos o consumidor paga. Se há risco de um racionamento de energia, as bandeiras tarifárias entram em ação cobrando um valor extra dependendo do consumo. 

As bandeiras tarifárias seguem o padrão das cores do semáforo, verde, amarelo e vermelho. Quem explica direitinho é o engenheiro eletricista Fernando de Lima Caneppele, especialista em energias renováveis e professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos de Pirassununga(FZEA)  da USP.

Energia tem produção e apresentação do professor Fernando de Lima Caneppele (FZEA), coprodução: Ferraz Junior e edição: Rádio USP Ribeirão. Você pode sintonizar a Rádio USP Ribeirão Preto em FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS . 

Ouça no player acima o primeiro episódio sobre bandeiras tarifárias na íntegra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.