Semana do Meio Ambiente é destaque no “Express Cultura” desta segunda-feira, 5/6

Eventos com foco nas questões ambientais acontecem em vários espaços da cidade e na região

05/06/2023 - Publicado há 11 meses
crédito: Imagem de AndreasAux, por Pixabay
No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente – Imagem: AndreasAux, por Pixabay
Logo da Rádio USP

Hoje, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Express Cultura traz as diversas atividades sobre o tema, promovidas na cidade. Às 15h tem doação de mudas, além da exposição O Ciclo, do grupo Amigos da Fotografia, e a exibição, às 19h, dos documentários: O Lixo Nosso de Cada Dia e Ilha das Flores. Já às 18h, tem mais um encontro do Ciclo de Escutas da Lei Paulo Gustavo, encontro voltado para as áreas da cultura, com exceção do audiovisual. Todas as atividades acontecem no Palácio do Rio Branco, que fica na Praça Barão do Rio Branco, sem número, no centro de Ribeirão Preto.

Ainda sobre as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Museu Casa de Portinari promove amanhã (6/6), de forma on-line, um debate sobre sustentabilidade em seu canal do Youtube, e no Twitter, Instagram e Facebook. A atividade, que será às 10h, é gratuita e livre para todos os públicos.
Até o final do mês de junho é possível fazer uma visita guiada ao Palacete Camilo de Matos, no Centro de Ribeirão Preto. Construído há cem anos, o casarão apresenta uma arquitetura imponente e parte da cultura dos barões do café, que ali residiam. As visitações acontecem de segunda a sábado, das 9h às 11h e das 12h30 às 16h30, com entrada livre para todos os públicos e gratuita. O Palacete fica na Rua Duque de Caxias, 625.

A Casa Belas Artes exibe, até quarta-feira, quatro filmes: O Último Chamado de Maria, às 13h, com classificação de 12 anos; Dançando no Silêncio, às 15h, classificação 14 anos; Colibri, às 17h, com classificação de 14 anos; e Uyra – A Retomada da Floresta, às 19h, com classificação de 12 anos. A entrada é R$ 40,00 a inteira e R$ 20,00 a meia, com pagamento somente em dinheiro. A Casa Belas Artes fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, na Vila Tibério.

A 22ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece entre os dias 12 a 20 de agosto, com o tema Entre os extremos das dualidades: a literatura como elo, está com inscrições abertas para quem quiser trabalhar como voluntário. Os interessados devem ser maiores de 18 anos, estudantes universitários ou recém-formados interessados em ter experiência profissional no setor cultural. Para se candidatar à vaga é necessário mandar currículo para: voluntario@fundacaodolivroeleitura.com.br.

Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.