Rádio USP Ribeirão tem podcast para combater fake news

Os episódios visam a alertar o ouvinte sobre notícias falsas que envolvam a ciência e como buscar a informação correta; ouça às sextas-feiras, a partir das 12 horas (exceto feriados) no Jornal da USP no Ar, Edição Regional

 29/10/2020 - Publicado há 3 anos
Por

Orientar a população sobre o que são fake news e como combatê-las. Esse é o objetivo principal do podcast Fake News não Pod que o Jornal da USP no Ar – Edição Regional apresenta todas as sextas-feiras, a partir das 12 horas. O podcast pretende também disseminar a ciência e impedir a divulgação de informações falsas através de linguagem acessível e de forma interativa, oferecendo uma fonte segura de informação sobre diversos temas relacionados à área da saúde. 

Ouça abaixo os episódios que já foram ao ar e acompanhe os próximos toda sexta-feira (exceto feriados), a partir das 12 horas, na Rádio USP Ribeirão Preto, em 107,9 MHz ou pela internet aqui

Episódio 1 – As fake news e como identificá-las

Episódio 2 – O vírus da covid-19 foi criado em laboratório?

Episódio 3 – Vacinas de DNA e RNA podem alterar nosso material genético?

Episódio 4 – A covid-19 tem relação com a internet móvel 5G?

A produção do podcast é do grupo de divulgação científica Vydia Academics, que surgiu com uma proposta de disseminar a ciência para além dos muros da Universidade. “Agora, com a pandemia, o grupo voltou a ganhar espaço devido ao trabalho que realizamos na checagem de fake news sobre o coronavírus, que deu origem ao manual Fake news e como identificá-las: Coronavírus – disponível em português, inglês e espanhol. A ideia é adaptar esse projeto ao modelo de podcast para alcançar ainda mais pessoas interessadas em divulgar e defender a ciência e informações corretas”, conta Wasim Aluísio Prates Syed, presidente do Vidya Academics, membro da União Pró-Vacina e graduando da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP. 

Além do Vidya participam da produção do podcast o Pretty Much Science (PMScience) e o projeto João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews), uma ferramenta para checagem de fatos no WhatsApp. Os integrantes do projeto são Wasim Syed; Rayanne Poletti Guimarães (Vidya), estudante do segundo ano do mestrado em Psicobiologia, diretora do projeto e roteirista; Laura Colete Cunha (Vidya), graduanda em Ciências Biomédicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, narradora e roteirista; João Raphael Campos Alves da Silveira (Vidya), estudante do terceiro ano de Ciências Biomédicas da FMRP e roteirista; Vitor Menzani (Vidya), graduando em Ciências Biomédicas na FMRP e roteirista; João Vitor Guimarães Ferreira (Vidya), graduando em Farmácia pela FCFRP e revisor de conteúdo do podcast; Isabela Gonzaga (PMScience), Camila Magalhães (PMScience,), Mauricio Gardini (PMScience) e Vitor Hugo Serrão (PMScience).

taque_rib


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.