Megaprodução apresenta a música “O Trenzinho do Caipira” de Heitor Villa-Lobos

Gravação contou com a participação de cerca de 250 alunos dos dois núcleos da Alma e do projeto Música Criança; lançamento do vídeo acontece no dia 30 de junho

25/06/2021 - Publicado há 3 anos

Os alunos da Academia Livre de Música e Artes (Alma) e do projeto Música Criança, que tem apoio pedagógico do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, através do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-Cipem-USP), se uniram para uma megaprodução em vídeo e áudio da música O Trenzinho do Caipira, do compositor Heitor Villa-Lobos, com arranjos produzidos pelo professor José Mário Cesário Matsumoto.

O público poderá assistir à composição de forma gratuita e virtual no dia 30 de junho, às 18h, acessando as plataformas digitais de ambos os projetos. Cerca de 250 alunos participaram da produção, que foi realizada em duas semanas, com gravações de áudio e vídeo separadas, seguindo todos os protocolos sanitários da pandemia de covid-19, em locais como Tulha na USP, Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau e Escola Municipal Adelaide Garnica.

De acordo com Ladson Bruno, coordenador pedagógico da Alma e do Música Criança, a produção em conjunto foi pensada para alinhar ações de ambas as instituições e apresentar o resultado das aulas do primeiro semestre, além de ser uma iniciativa para a retomada do segundo semestre.

“Esta apresentação reúne a interação de três projetos diferentes, os dois núcleos da Alma (núcleos 1 e 2) e ainda os alunos do Música Criança, somando a integração de três cidades, Ribeirão Preto, São Joaquim da Barra e Guará. O formato virtual preserva a segurança de todos os envolvidos, com o desenvolvimento de uma peça que é didática, que contempla os níveis pedagógicos de cada aluno, com classificação de iniciantes a intermediários”, ressalta o coordenador pedagógico Ladson Bruno.

Ladson destaca que a escolha da obra O Trenzinho do Caipira tem por objetivo contar a história com a demonstração de sons variados. “O público vai ter contato com elementos visuais e sonoros, através de uma obra-prima de um compositor brasileiro (Heitor Villa-Lobos), contada com simplicidade e mantendo a essência da composição original”, finaliza.

Em 2021, as atividades da Alma, núcleo Ribeirão Preto, estão sendo mantidas pelo ProAC – Programa de Ação Cultural, do governo estadual, via Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com patrocínios das seguintes empresas: Ópera – Usina Alta Mogiana S/A. Açúcar e Álcool; Sinfonia – GasBrasiliano; Suíte – Savegnago Supermercados, Tereos e Usina Vertente; Ária – Santa Helena Indústria de Alimentos. Já as atividades da Alma, núcleo 2 (São Joaquim da Barra e Guará) estão sendo mantidas pelo Pronac – Programa Nacional de Apoio à Cultura, do governo federal, via Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, com o patrocínio das seguintes empresas: Ópera – Usina Alta Mogiana S/A. Açúcar e Álcool; Sinfonia – Interunion; e Suíte – GSInima Ambient. Além disso, a Alma conta com outros patrocínios da GSInima Ambient, Foz de Jeceba Engenharia Ambiental, Interunion e Luiz Tonin Atacadista e Supermercados.

O projeto Música Criança – ano 2 é mantido pelo Pronac – Programa Nacional de Apoio à Cultura, do governo federal, via Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, com proponência da empresa Ars Galon e patrocinado pelas empresas: Beira Rio Agroindustrial, Usina Alta Mogiana S/A., Venturoso, Valentini & Cia Ltda, Busa Indústria e Comércio de Máquinas Agrícolas, GSInima Ambient e Foz de Jeceba Engenharia Ambiental. É abrigado no Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau, onde funciona na Casa do Menor Santa Lúcia, e conta com a parceria da Joia Fraternal Jorge de Lollo.

Vídeo O Trenzinho do Caipira

Local: canais do YouTube da Alma e do Música Criança