Projeto educacional criado por aluno da USP vence prêmio de inovação

Foram premiadas iniciativas que já estão inovando no setor educacional e que estejam engajadas em promover transformações reais que acelerem novas formas de ensinar e aprender

10/05/2023 - Publicado há 11 meses
Estudantes durante encontro do Projeto Salvaguarda – Foto: Arquivo Pessoal

.
O projeto Salvaguarda, idealizado e fundado pelo aluno Vinícius de Andrade, do curso de Ciências Econômicas da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, foi o vencedor na categoria estudantes no Prêmio LED 2023.

O Movimento LED – Luz na Educação premia “iniciativas que já estão inovando no setor educacional e que estejam engajadas em promover transformações reais que acelerem novas formas de ensinar e aprender” em três diferentes categorias: empreendedores e organizações, estudantes e educadores. Os dois vencedores de cada categoria foram revelados em 26 de abril.

Vinícius de Andrade, idealizador do projeto Salvaguarda – Foto: Divulgação/FEARP

Vinícius é morador da periferia de Ribeirão Preto e estudou a maior parte do ensino regular na rede pública de ensino. Ao ingressar na FEA-RP, constatou que a grande maioria dos alunos pertencia às classes A e B e, orientado pelo professor Lélio Luiz de Oliveira, realizou no início de 2016 pesquisa com 196 estudantes do último ano do ensino médio de quatro escolas públicas do município. Dados do estudo revelaram que menos de 20% dos alunos participantes da pesquisa tinham informações sobre as formas de ingresso no ensino público superior.

Motivado pelos resultados do estudo, nasce em 2017 o projeto Salvaguarda, com o objetivo de “auxiliar estudantes da rede pública brasileira com a escolha profissional e com todas as informações e conteúdos que serão necessários ao longo do percurso rumo ao curso e à universidade dos sonhos”.

Para isso, a iniciativa hoje oferece um conjunto de funcionalidades visando a atender a diferentes demandas dos alunos: correção de redações, tutoria personalizada sobre eventuais dúvidas para ingresso no ensino superior, monitoria para auxílio no processo de aprendizagem em diferentes disciplinas, consultoria com profissionais sobre o mercado de trabalho, atendimento psicológico e também oferecimento de simulados. Andrade estima que, atualmente, o Salvaguarda conta com mais de 600 voluntários e que mais de 40 mil já tenham se beneficiado dos serviços oferecidos.

Vinícius lembra a importância da ajuda que o projeto teve de servidores e docentes no início do projeto que, desde 2020, atua em âmbito nacional. Para conhecer mais sobre o Salvaguarda, clique neste link.

.

Texto: Rodrigo Basso, da Assistência de Comunicação da FEA-RP