Projeto de extensão vai capacitar entidade estudantil na elaboração de relatório

Os conhecimentos compartilhados durante a capacitação no curso oferecido na FEA-RP podem gerar novos produtos a serem oferecidos para instituições públicas ou privadas e também abrir novos nichos no mercado de trabalho para os discentes envolvidos

 22/09/2021 - Publicado há 3 anos
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Preocupadas em demonstrar a sua responsabilidade social e o seu engajamento com questões econômicas, sociais, ambientais e de governança, organizações de todo o mundo se preocupam cada vez mais com seus relatórios de sustentabilidade ou ESG. As entidades estudantis não podem e não devem ficar fora desse contexto, por isso o grupo de pesquisa Accounting and Management Education for Sustainability (AME4S), coordenado pela professora Solange Garcia, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP criou o projeto Jornada do Relato Integrado Nexos

O projeto foi lançado em agosto deste ano, com o objetivo de capacitar a equipe da entidade estudantil Nexos Gestão Pública para diagnosticar o seu processo de geração de valor e elaborar a sua prestação de contas com base nos princípios da Estrutura Internacional para Relato Integrado <IR> Framework. Conta também com a participação de Fernando Fonseca, membro do Grupo de Trabalho Acadêmico da Comissão Brasileira do Relato Integrado, das também professoras da FEA-RP Adriana Caldana e Cláudia Souza Passador (coordenadora geral da Nexos), do aluno José Vinícius Silva e atuais ex-membros da Nexos.

De acordo com Solange, o relato integrado é uma jornada que se inicia muito antes da preparação do relatório. Primeiro, a organização deve refletir sobre seu processo de negócios, seus riscos e oportunidades e a sua capacidade de gerar valor para si mesma e para seus stakeholders, a partir dos recursos colocados à sua disposição. Nesses recursos se incluem os denominados capitais financeiro, manufaturado, humano, social e de relacionamento e até o capital natural.

Sobre o <IR> Framework, lançado em 2013 pelo International Integrated Reporting Council (IIRC), Fonseca explica que se trata de uma estrutura baseada em princípios orientadores e conceitos fundamentais para auxiliar as empresas, associações e outras entidades a adotarem o modelo do Pensamento Integrado, que leva em consideração uma gama de fatores que afetam a capacidade dessas empresas gerarem valor.

“A finalidade de um relatório integrado é demonstrar para seus principais stakeholders e a sociedade, de uma maneira clara, concisa e objetiva, como uma organização cria, preserva ou destrói valor ao longo do tempo, considerando seu contexto de atuação, estratégia, governança e modelo de negócio.”

Uma das importâncias do projeto é demonstrar como a FEA-RP contribui para a sociedade por meio de suas entidades estudantis e, ainda, dar visibilidade às contribuições para o desenvolvimento sustentável. “Esperamos que este projeto com a Nexos nos possibilite validar a metodologia utilizada para, posteriormente, estender esta iniciativa para outras entidades da FEA-RP.”

Formação de gestores

Para a professora Cláudia a capacitação vai trazer diversos benefícios para a entidade: “A Jornada do Relato Integrado na Nexos vai dar mais transparência à gestão da entidade e principalmente colaborar com a formação destes futuros gestores. Os conhecimentos compartilhados podem gerar novos produtos a serem oferecidos para instituições públicas ou privadas na região e também podem abrir novos nichos no mercado de trabalho para os discentes envolvidos”.

O desenvolvimento do projeto é realizado por um grupo de trabalho multidisciplinar, com realização de entrevistas com os principais stakeholders da entidade e realização de workshops para alinhamento de conceitos e práticas do <IR> Framework. A segunda etapa do projeto prevê a elaboração do Relatório Integrado da Nexos a ser divulgado em 2022 com a prestação de contas do ano de 2021.

O projeto também está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, possibilitando contribuições para a Meta 4.7 do ODS 4 – Educação de Qualidade e também para a Meta 16.6 do ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

“A ideia da sustentabilidade e os ODS da ONU estão muito presentes nas redes sociais e no ambiente acadêmico, mas não necessariamente é internalizada pelos gestores brasileiros. O Projeto Relato Integrado na Nexos difunde justamente a ferramenta mais sofisticada que poderá ser utilizada por eles enquanto gestores de forma efetiva, colaborando de fato com esse discurso”, finaliza Cláudia.

Mais informações: solangegarcia@fearp.usp.br

Por: Leonardo Rezende, com colaboração de Solange Garcia.


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