Projeto da FEA-RP capacita professores da rede pública de ensino para questões climáticas

O projeto tem quatro módulos, já foi oferecido no ano passado e começa nova turma no próximo mês

24/02/2023 - Publicado há 1 ano
Foto: Pixabay

Capacitar professores da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto, desenvolver material didático sobre questões climáticas e promover conhecimento científico sobre a temática da sustentabilidade aos estudantes estão entre os objetivos iniciais do projeto Letramento Climático para Educadores da Rede de Ensino Municipal.

O projeto, idealizado pelo Escritório de Sustentabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP), foi contemplado pelo Edital Climate-U do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP e, para a sua execução, contou com a parceria do Programa Ribeirão -3°C, projeto associado à Iniciativa do Fórum Permanente de Inovações Urbanas que visa a tornar a área urbana 30% verde até 2030.

Estruturado a partir de quatro módulos temáticos – A ação climática, A ação climática local: enfoque nas cidades, Competências e diálogos para a ação climática e Recursos pedagógicos para letramento climático, o projeto, inicialmente mapeou as escolas da rede municipal em Ribeirão Preto, para posteriormente convidar os educadores a participar da capacitação e treinamento sobre a temática, integrando de maneira disciplinar e ativa a pauta da ação climática. A primeira turma se forma neste sábado (25/2), a partir das 9h, no Magic Gardens.

Adriana Caldana – Foto: USP Imagens

Segundo os organizadores, a perspectiva é também ampliar essa formação para outras redes, já que todos os encontros aconteceram de maneira remota e podem ser acessados pelo canal do IEA-RP no YouTube. Para contribuir na capacitação do corpo docente, ao longo dos próximos meses será distribuída a professores da rede pública municipal de ensino uma cartilha com o mesmo nome do projeto, contendo conceitos e informações.

Segundo Adriana Caldana, docente do Departamento de Administração e coordenadora do Escritório de Sustentabilidade da FEA-RP, “o tema [crise climática] é atualmente de grande relevância para a agenda local e global, por isso é de fundamental importância que os educadores estejam aptos a disseminar de forma didática e interessante os conceitos relacionados à sustentabilidade para crianças e adolescentes”.

Adriana é representante brasileira no PRME Expert Pedagogy Group (ExPeG), grupo que tem como objetivo criar ferramentas pedagógicas que possibilitem professores universitários aprimorar o desenvolvimento holístico de estudantes em escolas de negócios signatárias do PRME e assim fomentar a formação de líderes responsáveis.

Por: Rodrigo Basso, Assistência de Comunicação da FEA-RP