Programa on-line inscreve jovens com ansiedade, tristeza ou estresse para terapia gratuita

Baseada na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), intervenção psicológica realizada por pesquisadores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP recebe inscrições até 14 de março

07/03/2023 - Publicado há 1 ano
Foto: Antonio Guillem/123RF

.
Jovens, entre 18 e 24, com dificuldades psicológicas, como ansiedade, tristeza ou estresse, podem se inscrever no programa Se Cuida, uma intervenção on-line gratuita baseada em princípios da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). As inscrições vão até 14 de março e estão disponíveis neste link.

Para participar, é preciso ter acesso à internet por um celular, computador ou tablet e disponibilidade para participar ativamente da intervenção durante 8 semanas, tempo de duração do programa. Os jovens não podem estar em tratamento psicológico, ter diagnóstico de esquizofrenia, bipolaridade ou de abuso de substâncias; também não podem ter feito mudanças na dosagem de seus medicamentos psiquiátricos nos últimos três meses.

As intervenções serão realizadas no próprio tempo de cada participante, que contará com suporte de uma psicóloga durante todo o tratamento, além de ter acesso a materiais, técnicas e exercícios baseados na abordagem psicológica da TCC. O tratamento é feito on-line para que as pessoas possam participar independentemente de onde moram.

Para saber se o programa pode ajudá-los, os candidatos devem responder a questionários prévios. Se o tratamento for adequado ao problema do paciente, uma breve entrevista por videochamada com uma psicóloga será agendada.

A intervenção é parte de uma pesquisa desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC), da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, em colaboração com a Universidade de Linköping, na Suécia. O objetivo desta pesquisa é avaliar a eficácia dessa intervenção psicológica para auxiliar em dificuldades psicológicas comuns entre os jovens.

Após a intervenção, os participantes vão responder aos questionários iniciais novamente para que os pesquisadores avaliem se a intervenção ajudou com os problemas que apresentavam. Os pesquisadores também querem saber como os pacientes se sentirão após seis meses da intervenção e se o programa é útil a longo-termo.

Os responsáveis pela pesquisa são a psicóloga e doutoranda pelo Programa Pós-Graduação em Psicobiologia Juliana Maltoni e a professora Carmem Neufeld, ambas da FFCLRP; o psicólogo e psicoterapeuta Gerhard Andersson, professor da Universidade de Linköping; George Vlaescu, desenvolvedor do sistema e responsável pela área de Tecnologia da Informação da Universidade de Linköping; e as psicólogas Beatriz Lobo, Fernanda Esteves e Isabela Ferreira.

Para fazer a inscrição no programa Se Cuida clique aqui. Mais informações pelo e-mail secuidalapicc@gmail.com.

.