Criado com o objetivo de induzir, coordenar e implementar ações de desenvolvimento e qualificar os professores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, o Centro de Desenvolvimento Docente para Ensino (CDDE) oferece oportunidade para a capacitação de docentes e melhorias no processo de aprendizagem e avaliação dos estudantes.
De acordo com estudo da médica Karine Angélica Cintra, orientada pelo professor Valdes Roberto Bollela, cerca de 98% dos docentes que participaram do Módulo Básico de Educação para as Profissões da Saúde do CDDE apresentaram mudanças nas práticas de ensino e aplicaram novos estratégias de ensino e/ou avaliação em sala de aula ou nos cenários de prática dos estudantes da área da saúde na FMRP.
Karine participou como “aluna” de uma das edições do Módulo Básico de Educação para as Profissões da Saúde. “A experiência foi muito produtiva em minha carreira como professora e, nas discussões com meu professor orientador sobre a tese de doutorado, surgiu a ideia de fazer uma avaliação mais aprofundada do módulo básico, para conhecer seu impacto no cotidiano dos professores participantes”, conta a pesquisadora.
Módulo Básico de Educação para as Profissões da Saúde
O Módulo Básico de Educação nas Profissões da Saúde do CDDE -FMRP é voltado para o desenvolvimento de docentes e preceptores das áreas de saúde, prioritariamente, vinculados à FMRP e/ou unidades do Hospital das Clínicas e Faepa, com vistas à melhoria do processo de ensino/aprendizagem no ensino de graduação. Ele é realizado uma ou duas vezes por ano e sua estrutura conta com cinco encontros presenciais (4 horas cada um) e atividades a distância, realizadas no Moodle, ambiente virtual de aprendizagem de apoio às disciplinas da USP. Tem duração de cinco semanas.
As estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores organizadores e facilitadores são baseadas em evidências científicas de boas práticas para o desenvolvimento docente. Ao final das atividades, cada participante deve realizar uma proposta de intervenção educacional utilizando algum dos conhecimentos e habilidades desenvolvidas durante o módulo, para aperfeiçoar uma das disciplinas em que atua.
Os temas abordados nos cinco encontros e nas atividades do Moodle são: Princípios de aprendizagem de adultos, Desenho de currículo, Estratégias de ensino e aprendizagem, Avaliação do estudante, Avaliação de programas e Gestão educacional.
A tese de doutorado foi desenvolvida com os professores participantes e facilitadores do Módulo Básico e em duas etapas: quantitativa e qualitativa. A abordagem quantitativa foi realizada pela análise de documentos do Centro de Desenvolvimento Docente para Ensino (CDDE), com dados sobre os professores participantes. Já a abordagem qualitativa foi realizada pela técnica de análise de conteúdo de 52 entrevistas realizadas com os docentes participantes do Módulo e 12 entrevistas realizadas com os professores facilitadores.
Foram investigadas as motivações para a participação no curso, as experiências prévias com metodologias ativas de ensino, a aplicação dos projetos pedagógicos de intervenção propostos e a influência do Módulo Básico em suas atividades cotidianas após os dois anos.
O estudo apontou que o tema emergente principal nas entrevistas dos professores participantes foi: “Mudanças nas práticas docentes”, presente em 98% dos discursos analisados. Foi observado o desenvolvimento e aplicação de novos projetos pedagógicos nas áreas de saúde da instituição. Com isso, diz Karine, “aconteceram mudanças em atividades e comportamentos nas práticas diárias de docentes e preceptores”.
Essas mudanças levaram aos degraus 2 e 3 da pirâmide de Kirkpatrick, modelo utilizado para a avaliação de programas educacionais dividido em quatro níveis: Reação, Aprendizagem, Comportamento e Resultados. O método foi criado pelo professor Donald Kirkpatrick, da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, para avaliar treinamentos corporativos e atualmente é um dos mais conhecidos e utilizados para avaliar a eficácia de programas de capacitação. Isso significa que os participantes gostaram e aprovaram o formato e conteúdo do curso (Nível 1), aprenderam mais sobre o que foi discutido no curso (Nível 2) e, dois anos depois, haviam incorporado estas práticas em suas atividades docentes (Nível 3).
Em relação aos professores facilitadores do Módulo Básico, conta Karine, destacaram-se os temas emergentes: “Comprometimento e entusiasmo com a docência” e “Integração entre a equipe”. “Esses temas, associados à expertise dos professores organizadores e em conjunto com o apoio institucional, são pilares que sustentam o êxito de programas de capacitação docente.”
O resultado da pesquisa mostra que “a criação de cursos como o Módulo Básico do CDDE auxilia esses profissionais na profissionalização da carreira docente e promove melhorias em resultados mais complexos de serem avaliados, como melhorias no aprendizado dos alunos e na assistência à saúde da comunidade assistida”, afirma Karine. A maioria das várias propostas de intervenção e melhoria no ensino, feitas pelos participantes, foi implementada parcial ou totalmente.
O Centro de Desenvolvimento Docente para Ensino
O Centro de Desenvolvimento Docente surgiu em 2016, ainda durante o Plano de Gestão dos professores Margaret de Castro e Rui Alberto Ferriani, como candidatos à diretoria da FMRP, por sugestão dos professores Luiz Ernesto de Almeida Troncon e Valdes Roberto Bollela. A proposta dos professores foi a criação de uma instância para o desenvolvimento docente, visando à qualificação dos professores da faculdade e de preceptores ligados ao Hospital das Clínicas da FMRP para o exercício de suas funções.
Assim, em janeiro de 2017, o CDDE foi instituído com ações para oferecer oportunidades para os professores da faculdade e preceptores ligados ao Hospital das Clínicas da FMRP melhorarem suas habilidades e capacidades para a prática docente qualificada e efetiva.
Desde então, o CDDE realiza eventos, oficinas, palestras, conferências e produz conhecimentos através de artigos, teses, dissertações e cursos voltados para a capacitação profissional e para o desenvolvimento do trabalho científico na FMRP.
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