Professora da USP Ribeirão é indicada ao prêmio Mulheres Inspiradoras

A professora Fabiana Severi, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, é a indicada para o prêmio e a votação já está aberta

20/07/2022 - Publicado há 2 anos
Fabiana Severi – Foto: Arquivo pessoal

À frente do projeto Reescrita de Decisões Judiciais em Perspectiva Feminista e na luta pelo avanço nos direitos das mulheres, a professora Fabiana Severi, do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, concorre ao prêmio Mulheres Inspiradoras na categoria Acesso à justiça.

Fabiana é integrante do Consórcio Maria da Penha e líder do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Democracia e Desigualdades da USP. O projeto Reescrita de Decisões Judiciais em Perspectiva Feminista teve início em 2018 e busca reformular decisões judiciais importantes respeitando os direitos, desejos e condutas da mulher, considerando o gênero e o contexto social em que elas estão inseridas.

Atualmente o projeto conta com uma rede de 56 acadêmicas, que formam 28 grupos de pesquisas espalhados por todo o Brasil. Ao levar o trabalho para dentro da sala de aula, 400 alunos participaram ou foram impactados pelo projeto, incentivando o debate sobre gênero nos cursos de Direito.

Com essa iniciativa, Fabiana espera contribuir por uma justiça mais imparcial e impedir que decisões baseadas em estereótipos do comportamento da mulher sejam tomadas e prejudiquem a garantia de seus direitos.

O Prêmio Mulheres Inspiradoras é uma iniciativa do Instituto Avon e da plataforma Universa, e busca reconhecer e dar visibilidade a mulheres que lutam para transformar a vida das brasileiras. O prêmio é dividido em sete categorias: Conscientização e acolhimento, Acesso à justiça, Inovação, Informação para vida, Igualdade de autonomia, Influenciadoras e Representantes Avon.

A votação pode ser acessada aqui.