Professor Nakabashi é eleito presidente da Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia

Fundada em 1973, a Anpec reúne instituições brasileiras que desenvolvem pesquisas na pós-graduação na área de Economia e conta com 29 instituições associadas em todas as regiões do Brasil

16/12/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 17/12/2021 as 15:08

O professor Luciano Nakabashi, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, foi eleito presidente da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec) para um mandato de dois anos (2022 e 2024). Cássio da Nóbrega Besarria, da Universidade Federal da Paraíba, será o vice-presidente.

Fachada do bloco 2 da FEA-RP – Foto: Leonardo Rezende

É a primeira vez que um professor da FEA-RP assume o cargo mais alto da associação e o primeiro da USP desde 1994, quando foi presidida por José Paulo Zeetano Chahad, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, campus de São Paulo. Fundada em 1973, a Anpec reúne 29 instituições brasileiras de todas as regiões que desenvolvem pesquisa de pós-graduação na área de Economia.

Entre as atividades promovidas pela Anpec estão a realização do exame nacional para seleção dos ingressantes nos programas de mestrado, a organização do Encontro Nacional de Economia, a publicação da revista Economia e a entrega do Prêmio Haralambos Simeonidis para os melhores artigos e teses da área.

Nakabashi explica que um dos grandes desafios é inovar na geração de receitas da associação. “Com o apoio dos coordenadores, espero que a revista, o exame e o congresso, que deve ser presencial no próximo ano, sejam sustentáveis financeiramente.” Ele também destaca a importância de promover os programas e atrair alunos para os cursos de mestrado e doutorado, focando entre vários aspectos na importância da profissão de economista para a sociedade.

Professor na FEA-RP desde 2011, Nakabashi é formado em Economia e Desenvolvimento Econômico e atua principalmente nos seguintes temas: capital humano e crescimento econômico; relações existentes entre capital humano e instituições; os impactos da mudança estrutural sobre o crescimento; pobreza e desenvolvimento econômico e determinantes da criminalidade. É produtor e apresentador da coluna Reflexão Econômica na Rádio USP, desde 2016.

Por: Leonardo Rezende