Professor da USP lança livro sobre balística

A obra pretende inovar a abordagem da balística no ramo das ciências forenses e sua interface com as áreas médica e do direito

 26/04/2023 - Publicado há 12 meses
Por
Livro já está disponível para compra – Foto: Divulgação/SantosPub

O livro Tratado de balística: bases técnico-científicas, médico-legais e aplicações periciais, organizado pelo professor João Paulo Mardegan Issa da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP, acaba de ser lançado. O tratado inova ao trazer a balística como uma ciência independente e sua interface com as ciências forenses, com o direito e com as ciências da saúde.

João Paulo Mardegan Issa – Foto: Arquivo Pessoal

O exemplar com 760 páginas, da Editora Santos Pub, no valor de R$ 680,00, foi prefaciado pelo Superintendente da Polícia Federal de Brasília (gestão 2018-2022), Victor Cesar Carvalho dos Santos, e tem a introdução elaborada pelo desembargador da esfera criminal e atual vice-decano do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), José Damião Pinheiro Machado Cogan. 

O livro é indicado para quem quer se aprofundar na área da balística, incluindo os profissionais da área jurídica, das forças de segurança pública e da defesa nacional, no atendimento de emergência ao ferimento balístico e, principalmente, na perícia criminal. 

+ Mais

Pesquisadores da USP desenvolvem material simulador do corpo humano em testes balísticos

O tratado também apresenta a aplicação da balística no contexto acadêmico-científico – linha de pesquisa do professor Issa, com destaque para o uso de materiais simuladores do dano tecidual em lesões causadas por projéteis de arma de fogo – uma interface que, segundo o professor, ainda é pouco explorada no Brasil.

O livro pode ser adquirido clicando aqui.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.