Primeira etapa da vacinação contra a influenza alcança 88% da cobertura esperada

Secretaria da Saúde do município contou com uma força-tarefa de profissionais e alunos da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP

 09/04/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 13/04/2020 as 17:59
Por

A primeira etapa da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Ribeirão Preto está sendo um sucesso. A campanha já alcançou 88% da cobertura prevista para idosos, profissionais da saúde e pessoas que atuam em segurança e salvamento.

Foto: Manuella Brandolff/ Palácio Piratini via Fotos Públicas

A Escola de Enfermagem da USP em Ribeirão Preto participa da vacinação em massa com professores, enfermeiros, especialistas de laboratório, alunos de pós-graduação e de graduação. São mais de 70 pessoas envolvidas. 

Para o vice-diretor da escola e representante no Grupo de Trabalho da Prefeitura Municipal para o enfrentamento da covid-19, professor Pedro Fredemir Palha, é de extrema importância a vacinação contra gripe nesta época de coronavírus. “À medida que a vacina da influenza confere um grau de proteção para os problemas respiratórios mais comuns, ela evita que as pessoas adentrem ao serviço de saúde, nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades Distritais, e também diminui consideravelmente o número de internações hospitalares pela gripe ocasionada pelo vírus da influenza.”

Para auxiliar as Unidades Básicas e Distritais de Saúde, foram selecionadas 35 escolas para serem postos de vacinação até o dia 25 de março. Entre elas a Escola Professora Raul Machado, a Escola Professora Amélia Sofia Rodrigues da Costa, a Escola Dom Alberto José Gonçalves e o Centro Social Urbano da Vila Virgínia.

Além das escolas, foi implantado o sistema de drive-thru, primeiro na Esplanada do Theatro Pedro II e depois no Estádio Santa Cruz, que funcionou entre os dias 30 e 31 de março. O objetivo principal foi vacinar idosos com dificuldades de mobilidade, mas a procura por parte de outras pessoas também foi grande, segundo a Secretaria da Saúde do município.  

No estádio, as filas começaram a se formar uma hora e meia antes do início do processo, o que preocupou as autoridades. Mesmo com esse impasse, esse posto de vacinação teve o maior número de doses aplicadas. 

A primeira etapa da vacinação termina no dia 15 de abril e a segunda começa no dia 16 para professores e portadores de doenças crônicas.

Ouça a entrevista na íntegra no player acima. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.